-
CERTO.
A Administração Pública Burocrática veio designar um método de organização racional e eficiente, sendo que o controle vem em primeiro plano, não havendo preocupação com a ineficiência promovida, mas sim com a maneira de se evitar a corrupção e o nepotismo. Caracteriza-se pela efetividade no controle dos abusos,mas não tem por foco a satisfação das necessidades dos cidadãos clientes.
No modelo pós-burocrático, mais conhecido como modelo gerencial, deixa-se os processos para se concentrar nos resultados e ao atendimento das necessidades dos cidadãos, definindo indicadores de desempenho e utilizando contratos de gestão, sem deixar de combater o nepostismo e a corrupção, mesmo que não se caracterize pela adoção de procedimentos rígidos. Fontes: http://www.fundaj.gov.br/geral/observanordeste/vital1.pdf
http://www.cursoaprovacao.com.br/cms/artigo.php?cod=281
-
Segue resumo:
O modelo PATRIMONIALISTA tinha como característica a corrupção e nepotismo.
Posteriormente veio o modelo BUROCRÁTICO para COMBATER a corrupção.
E o modelo GERENCIAL veio combater os problemas do modelo burocrático.
-
O modelo burocrático de gestão pública enfatiza o controle rígido dos processos para combater os males do patrimonialismoe a corrupção.
O modelo pós-burocrático (gerencialista), por sua vez, retira o foco do controle dos processos e passa a atuar no controle finalístico de resultados da ação pública. Certo.
Bons estudos!
-
Concordo com o colega Pignan: indicadores de desempenho e controle de resultados NÃO COMBATEM A CORRUPÇÃO!
Pois, como sabemos muito bem, existem vários funcionários públicos que executam muito bem suas atribuições funcionais, porém "tiram um por fora" em licitações, contratos, favorecimentos, ... ou seja, um funcionário que tem bom desempenho funcional pode ser corrupto!
Alguém mais concorda com essa visão?
-
Concordo com o Fabrício e com o Pignan, foi exatamente por raciocinar desta maneira que eu errei esta questão.
O modelo pós-burocrático realmente adota meios como indicadores de desempenho e controle de resultados, entretanto esses meios não tem como objetivo combater a corrupção como nos leva a crer a afirmativa da questão.
-
Se a corrupção melhora os resultados, quer dizer que tá bom então?!
-
Apenas para complementar vejam outras questões que poderiam ajudar a responder:
Prova: CESPE - 2013 - MPU - Técnico Administrativo Disciplina: Administração Geral | Assuntos: Abordagem Burocrática; Segundo a concepção burocrática de administração pública, o modo mais seguro de evitar o nepotismo e a corrupção no serviço público é por meio do controle rígido dos processos e procedimentos.
GABARITO: CERTA.
Prova: CESPE - 2012 - TJ-AL - Técnico Judiciário Disciplina: Administração Pública | Assuntos: HISTÓRICO, REFORMAS E EVOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL; A respeito das reformas administrativas e da nova gestão pública, assinale a opção correta.
c) A administração pública gerencial é multifuncional, define indicadores, mede e analisa resultados, foca no cidadão e procura flexibilizar as relações de trabalho.
GABARITO: LETRA "C".
-
O modelo burocrático de gestão pública enfatiza o controle rígido dos processos para combater os males do patrimonialismo e a corrupção. O modelo pós-burocrático (gerencialista), por sua vez, retira o foco do controle dos processos e passa a atuar no controle finalístico de resultados da ação pública.
-
> Paradigma Pós Burocrático
Corresponde a um conjunto de ideias contrárias às práticas burocráticas, e é baseado nos princípios da confiança, descentralização, flexibilidade, orientação para o cidadão e para o mercado, e busca por resultados.
-
O paradigma pós-burocrático é, na realidade, um meio-termo entre a Burocracia e o Gerencialismo. Não é exatamente o Modelo Gerencial. Mas confunde muito, é verdade!
-
errei essa questao por erro de interpretacao, como sempre...
Enquanto o modelo burocrático utiliza o controle rígido para combater a corrupção, (entendi que, para combater a corrupcao, usa controle rigido),
o modelo pós-burocrático adota meios como indicadores de desempenho e controle de resultados (entendido como se usassem esses meios para COMBATER A CORRUPCAO).
Por esse raciocinio, considerei errada, já que a ADM gerencial ainda usa formalidade e procedimentos, para COMBATER A CORRUPCAO, já que nao abandonou completamente o modelo burocratico.
-
Gabarito - Certo.
O modelo burocrático de gestão pública enfatiza o controle rígido dos processos para combater os males do patrimonialismo e a corrupção. O modelo pós-burocrático (gerencialista), por sua vez, retira o foco do controle dos processos e passa a atuar no controle finalístico de resultados da ação pública.