SóProvas


ID
268741
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Acerca de aspectos relacionados à administração pública, julgue os
itens subsecutivos.

Segundo a teoria da administração pública, os papéis e as capacidades não são prontamente transferíveis do setor privado para o setor público porque a natureza das tarefas executadas é fundamentalmente diferente.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    Embora o paradigma da administração gerencial possua uma série de otimizações oriundas da atividade privada, sobretudo em termos de eficiência e qualidade na prestação dos serviços para os cidadãos, existem diferenças básicas entre a gestão da coisa pública e a atividade privada e como afirma corretamente a questão, não são prontamente transferíveis do setor privado para o setor público.
  • Bom, humildemente eu discordo. A natureza das tarefas executadas não é fudamentalmente diferente, principalmente se já consideramos a Adm. Púb. em seu estágio gerencial. O que é fundamentalmente diferente é a finalidade do papel desempenhado pela organização (setor privado = lucro e setor público = atendimento das necessidades do cidadão).
    Esse é o enigma do CESPE: a cada prova o candidato tem que adivinhar o grau de exigência dos examinadores em relação à letra da lei e às "caixinhas conceituais".
  • Acho que o segredo da questão está em: "capacidades não são prontamente transferíveis ".
    Ou seja, não pode de imediato passar a condição, técnica, velocidade, eficiência.
  • Não são transferíveis nem os papéis nem as capacidades, porque a Administração Pública é mera gestora da coisa pública, e não dona. O que acontece em alguns casos, é a transferência da execução dos serviços públicos, mas a Administração Pública continua sendo a titular, fiscalizando e regulamentando a prestação por terceiros. E com certeza, a natureza das tarefas é mesmo diferente! A finalidade da Administração Pública é o bem estar da sociedade, da coletividade, enquanto que a finalidade da Administração Privada é obter lucro. Questão certinha!
  • eoria da administração pública os papéis e as capacidades não são prontamente transferíveis 

    do setor privado para o setor público, porque a natureza das tarefas executadas é 

    fundamentalmente diferente.  

    Bresser-Pereira (2000) destaca essas diferenças de condições institucionais entre o 

    setor privado e o público explicando que o Estado:  

    • Não opera através de trocas, mas de transferências; 

    • O mecanismo de controle não é o mercado, mas o da política e da 

    administração; e 

    • O objetivo não é o lucro, mas o interesse público. 

  • CERTO

    Não são transferíveis nem os papéis nem as capacidades, porque a Administração Pública é mera gestora da coisa pública, e não dona. O que acontece em alguns casos, é a transferência da execução dos serviços públicos, mas a Administração Pública continua sendo a titular, fiscalizando e regulamentando a prestação por terceiros. E com certeza, a natureza das tarefas é mesmo diferente! A finalidade da Administração Pública é o bem estar da sociedade, da coletividade, enquanto que a finalidade da Administração Privada é obter lucro.

  • De fato não são PRONTAMENTE, mas a administração pública vem adaptando conceitos do setor privado sim, o que não significa que esteja se transformando em setor privado. A administração pública trata do interesse geral e não é pertinente aplicar as regras do setor privado.

  • Segundo a teoria da administração pública, os papéis e as capacidades não são prontamente transferíveis do setor privado para o setor público porque a natureza das tarefas executadas é fundamentalmente diferente.

     

    Certo