-
RECURSO FEITO CONTRA ESSA QUESTÃO
QUESTÃO 100:
Srº Examinador,
A questão ora recorrida - extraída do artigo “Parcerias Estratégicas flexíveis: concepção e fundamentos da teoria” de José Matias-Pereira – não condiz exatamente com o trecho do texto de onde a mesma fora retirada: Observa-se que as metodologias e técnicas do planejamento estratégico evoluíram como decorrência de um desenvolvimento histórico que teve seu início na Revolução Industrial, ocorrida no século XVIII, na Inglaterra e Alemanha. Os responsáveis por esses avanços foram os pensadores econômicos das teorias clássicas, James Stewart, Adam Smith, Karl Marx.
A questão da prova sustenta que “as metodologias e técnicas do planejamento estratégico evoluíram como decorrência da Revolução Industrial”. Mas o texto citado acima afirma, categoricamente, que as metodologias e técnicas do planejamento estratégico evoluíram como decorrência de um desenvolvimento histórico que teve seu início na Revolução Industrial. Ou seja, a Revolução Industrial foi o ponto de partida para a evolução das metodologias e técnicas do planejamento estratégico, mas foi o desenvolvimento histórico, como um todo, o responsável pela evolução.
Ante ao exposto, é o presente recurso para solicitar alteração do gabarito de CERTO para ERRADO. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
ABRÚCIO, Luiz Fernando. Os avanços e os dilemas do modelo pós-burocrático: a reforma da administração pública à luz da experiência internacional recente. In: Reforma do Estado e Administração Pública Gerencial. 7ª Ed. Editora FGV, 2006.
-
Ah por favor...não sou melhor que ninguém...mas ver uma questão dessas, elaborada por uma banca considerada respeitável, é de doer. Sinceramente, não consigo linkar o que os pensadores econômicos e suas concepções tem a ver com a disciplina de planejamento estratégico. Desabafo...
-
Ás vezes acho que estudo para nada!!!!todos que estudaram um pouco de economia sabe que existe as duas correntes: maxistas x neoliberal (marx e smith), que se referem muito mais à interferência ou não do Estado na economia... e não a "metodologias e técnicas do planejamento estratégico...recomendo a quem elaborou a questão ler o livro de mintzberg Safári de Estratégia, assim ele verá quais os principais pensadores de cada escola....é brincadeira....
-
TA DE BRINCADEIRA. Karl Marx era um socialista que visava ACABAR com as empresas comerciais. Ou seja, tudo deveria fazer parte da força proletária centralizadora (ESTADO). Sendo assim, associar a Karl Marx uma das responsabilidades estratégicas que resultem em competitividade é uma canalhice muito grande.
-
meu deus, se karl marx le-se um absurdo desse ele ficaria doido.
-
A banca tirou a resposta como certa baseada nessa referência: http://www.eumed.net/ce/2010b/jmp.htm
-
Tão tirando as questões do lixão, só pode.
-
Que merda é essa?!
-
AS ORIGENS DA ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMININSTRAÇÃO REMONTAM ÀS CONSEQUÊNCIAS GERADAS PELA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL. NESSA ÉPOCA A FUNÇÃO "PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO" DO PROCESSO ORGANIZACIONAL ERA CONSIDERADA POR FAYOL COMO A FUNÇÃO DE PREVER... O PLANEJAMENTO SÓ FOI APARECER NA ABORDAGEM NEOCLÁSSICA.
LOGO, EU ACREDITO, SIM, QUE A INFLUÊNCIA DE MARX FOI GRANDE, TANTO POR SUA OBRA, COMO POR SUA INTENSA MILITÂNCIA POLÍTICA; POIS CONSIDERAVA QUE O VALOR DE TODA A MERCADORIA É DETERMINADO PELA QUANTIDADE DE TRABALHO SOCIALMENTE NECESSÁRIA PARA PRODUZI-LA.
"Como a força de trabalho é uma mercadoria cujo valor é determinado pelos meios de vida necessários à subsistência do trabalhador, se ele trabalhar além de um determinado número de horas, estará produzindo não apenas o valor correspondente ao de sua força de trabalho (que lhe é pago na forma de salário pelo capitalista), mas também um valor a mais, isto é, um valor excedente sem contrapartida, denominado mais-valia. É dessa fonte - o trabalho não-pago - que são tirados possíveis lucros dos capitalistas."
A DENOMINAÇÃO "PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO" É ALGO MODERNO. ESSE PLANEJAMENTO É FRUTO DE TEORIAS E IDEOLOGIAS PASSADAS...
GABARITO CERTO
-
Trump e hitler sao exemplos de liderenca voltadas para o amor ao próximo [certo,cespe]
-
Meu Deus... quem tem o mínimo de conhecimento histórico acerca das correntes econômicas sabe que essa questão não pode ser considerada certa.