SóProvas


ID
2687536
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

No que se refere a higiene de alimentos; análise microbiológica, toxicológica dos alimentos; fatores extrínsecos e intrínsecos que condicionam o desenvolvimento de microrganismos no alimento; e modificações físicas, químicas e biológicas dos alimentos, julgue o seguinte item.


A atividade de água de um alimento interfere sempre positivamente na multiplicação de um organismo patogênico, já que as bactérias preferem ambientes úmidos para sua multiplicação.

Alternativas
Comentários
  • Sempre????

  • Considerei como correta, pois os micro-organimos necessitam de água livre para seu metabolismo e multiplicação. Ou seja, mesmo que a atividade de água seja baixa, a água livre será utilizada, logo é um fator sempre positivo. Ao contrário da temperatura, por exemplo, pois a depender da temperatura ótima para um determinado micro-organismo, esta será positiva ou não para sua sobrevivência. 

  • De fato, as bactérias preferem alimentos com MAIOR atividade de água. No entanto, a Aa nem sempre será positiva para a proliferação de microrganismos, isto porque uma baixa Aa protege o alimento contra a multiplicação microbiana.

  • Esse tipo de questão é bem difícil de interpretar exatamente o que a banca quer... Eu sei que aa alta com certeza aumenta o risco de multiplicação, sei também que em aa muito baixa a multiplicação é inviável. Mas assim... Eu não imaginava que a questão queria dizer algo do tipo "É verdade que se a aa for de 0,1 será um fator positivo?", porque é tão óbvio que não, sabe? Ah, gosto dessas questões não. Ainda mais quando é CESPE, que adora uma pegadinha

  • UMIDADE PREFERÍVEL POR FUNGOS E BOLORES

  • Atividade de água menor que 0,60 impossibilita a multiplicação de microrganismos.