SóProvas


ID
2687539
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Com referência a análise microbiológica, toxicológica dos alimentos; e a modificações físicas, químicas e biológicas dos alimentos, julgue o item que se segue.


A Escherichia Coli Patogenica é integrante normal da microbiota dos animais e dos homens, não forma esporos, é anaeróbia, pode produzir toxinfecções alimentares e pode ser eliminada em uma cocção a 70° C ou a um congelamento a 20º C.

Alternativas
Comentários
  • É anaeróbia facultativaconservação e resfriamento abaixo de 7°C.

     

    Alternativa: Errado

  • e tb não existe congelamento a 20o.C

  • E. coli causa infecção, não intoxicação.

  • A questão exige do aluno conhecimentos sobre microbiologia de alimentos. 

    Escherichia coli é uma bactéria amplamente presente na natureza, porém seu principal habitat é o trato intestinal de animais e de humanos. De forma geral, essas bactérias são inofensivas e importantes para a manutenção da fisiologia intestinal. Porém, algumas cepas de E. coli são causadoras de diarreia em humanos e a transmissão pode ocorrer tanto pelo consumo de água e alimentos contaminados quanto pela via fecal-oral.  

    As E. coli são bactérias gram-negativas, fermentativas e anaeróbias facultativas, ou seja, crescem tanto na presença quanto na ausência de oxigênio. Além disso, são bactérias não esporuladas eliminadas quando os alimentos são cozidos acima de 70oC. Por outro lado, essas bactérias não são eliminadas com o processo de congelamento, especialmente a 20oC, uma vez que o congelamento ocorre em temperaturas mais baixas.

    Dentre as cepas que causam diarreia, incluem-se as E. coli patogênicas, que podem ser classificadas em seis principais classes: as enteropatogênicas (EPEC), as enterohemorrágicas (EHEC), as enterotoxigênicas (ETEC), as enteroagregativas (EAEC), as enteroinvasivas (EIEC) e as que aderem difusamente (DAEC).

    A via de transmissão fecal-oral é importante especialmente no contexto de manipulação de alimentos, onde hábitos inadequados de higiene podem ocasionar contaminação e consequente toxinfecção alimentar (colonização do intestino pela bactéria e consequente produção de toxinas). A presença de E. coli em água e alimentos indica contaminação fecal e condições higiênicas insatisfatórias.

    Portanto, pode-se considerar a questão ERRADA devido aos seguintes pontos: a Escherichia coli patogênica é uma bactéria anaeróbia facultativa e não é eliminada com congelamento a 20oC.

    Gabarito do Professor: ERRADO.