SóProvas


ID
2687659
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Em sua prática clínica, antes de tomar qualquer decisão terapêutica, o nutricionista deverá saber distinguir a anemia nutricional daquela causada por outros fatores. Com relação a esse assunto, julgue o item que se segue.


A forma mais prática de diagnosticar anemia nutricional é por meio dos valores de hematócrito inferiores a 30%.

Alternativas
Comentários
  • A anemia é definida como síndrome caracterizada por diminuição de massa eritrocitária total. Laboratorialmente, definimos anemia como hemoglobina menor que 12 g/dl em mulheres ou 13 g/dl em homens e hematocrito inferior a 30%.

  • O hematócrito abaixo de 25% quer dizer que é uma anemia grave...

  • A questão exige conhecimentos acerca de anemias nutricionais.


    As anemias nutricionais decorrem da carência de alguns nutrientes, especialmente ferro, ácido fólico e vitamina B12. De forma mais rara, deficiência de piridoxina, riboflavina e proteínas também pode ser causa de anemia nutricional. A carência desses nutrientes pode ocorrer de forma isolada ou combinada e, por serem necessários para a síntese normal de hemoglobina, a concentração sanguínea desta estará reduzida.


    A hemoglobina é uma proteína presente nas hemácias (glóbulos vermelhos), cuja função é transportar o oxigênio dos pulmões para os tecidos. A anemia pode ser definida, então, como o estado no qual a concentração de hemoglobina contida nos glóbulos vermelhos está abaixo do limite inferior de referência para a idade e o sexo do indivíduo, prejudicando o transporte de oxigênio pelas hemácias.


    O hematócrito é uma medida da proporção de hemácias em relação ao volume total de sangue. É expresso em porcentagem, por exemplo, se em 100mL de sangue há 40mL de hemácias o valor do hematócrito será 40%. Valores normais desse índice ficam entre 40 a 45%. Quando diminuído, indica anemia. Porém, outros exames também podem ser utilizados para o diagnóstico de anemia, como os índice hematimétricos, que avaliam as hemácias em relação ao tamanho e conteúdo de hemoglobina.


    O VCM (volume corpuscular médio) é um índice que avalia o tamanho das hemácias. VCM abaixo de 80 indicam hemácias pequenas (microcíticas), acima de 95 hemácias grandes (macrocíticas) e valores intermediários são normais (hemácias normocíticas). Já o HCM (hemoglobina corpuscular média) avalia a quantidade de hemoglobina nas hemácias, sendo que valores abaixo de 30 indicam hemácias hipocrômicas (redução de hemoglobina) e valores acima de 30 indicam hemácias normocrômicas (quantidade adequada de hemoglobina).

    Portanto, podemos considerar que o item do enunciado da questão está ERRADO, pois além do hematócrito outros índices precisam ser avaliados para o diagnóstico de anemias nutricionais e, caso haja avaliação do hematócrito, o valor de referência é abaixo de 40%.


    Gabarito do Professor: ERRADO.