SóProvas


ID
2687746
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Valinhos - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A empresa estatal Petróleos de Venezuela (PDVSA) e seus aliados começaram a estudar um plano B para encontrar mercados para o petróleo venezuelano se o Presidente americano, Donald Trump, ampliar sanções e proibir importações.

(O Estado de S.Paulo, 2 ago.17. Disponível em:<https://goo.gl/JKBkA1> . Adaptado)


A possibilidade de embargo do petróleo da Venezuela por parte dos EUA passou a ser discutida com mais intensidade após o governo venezuelano

Alternativas
Comentários
  • Geopolítica é tema complexo e recorrente. Assim, deve ser estudado a partir dos conhecimentos da Geografia Escolar e ser constantemente complementado com a observação atenta do noticiário. O texto associado aborda notícia sobre a aplicação de sansões econômicas a venda de petróleo produzido na Venezuela. O enunciado questiona qual o motivo das mesmas.


    A) A Venezuela não possui questões diretamente relacionadas a sua participação junto as Nações Unidas, porém rompeu politicamente com a Organização do Estado Americanos há alguns anos atrás. Não foi esse o motivo da sanção a sua venda de petróleo.

    B) A Venezuela não é um país fechado onde seus cidadãos não podem entrar e sair de suas fronteiras quando bem entenderem haja visto o grande fluxo de venezuelanos na fronteira com o Brasil.

    C) Apesar deste recurso já ter sido utilizado anteriormente, não foi o caso desta vez.  

    D) Uma assembleia constituinte que não seja consensual entre toda a sociedade pode significar uma medida autoritária de controle de um governo sobre a estrutura jurídica de um país. O governo norte-americano entendeu que foi esse tipo de fato o que ocorreu na Venezuela. O país caribenho atualmente encontra-se sob novas sansões econômicas, mas sem a ameaça de ação militar contra seu território como ocorreu durante o mandato de Trump, em parte devido ao aumento da cooperação militar com os russos.

    E) Devido as sanções econômicas aplicadas por Washington a Venezuela não há muitas empresas norte-americanas operando no local que pudessem ser nacionalizadas. 




    GABARITO DO PROFESSOR: D