-
letra e
Crônica é um tipo de texto narrativo curto, geralmente produzido para meios de comunicação, por exemplo, jornais, revistas, etc. Além de ser um texto curto, possui uma "vida curta", ou seja, as crônicas tratam de acontecimentos corriqueiros do cotidiano.
Feature: Matéria com texto especial, fora do padrão do jornal, sobre assunto agradável ou inusitado.
Reportagens construídas a partir de um fato, para abordar situações mais abrangentes. Geralmente são matérias especiais, que requerem mais tempo para serem apuradas e integram as edições de fim de semana, quando os veículos dispõem de mais espaço editorial.
-
Manual da Folha de São Paulo (2018), p. 135:
Crônica
Texto curto, em que o propósito informativo é incidental. Baseia-se, na maioria das vezes, em acontecimentos recentes ou em fatos cotidianos. Geralmente privilegia o míudo, o banal, e procura ali o que há de lírico ou cômico.
A subjetividade percorre o texto, muitas vezes escrito em primeira pessoa. Em "A vida ao Rés do Chão", o crítico Antonio Candido afirma que as crônicas "mantém o ar despreocupado, de quem está falando coisas sem maior consequência; e, no entanto, não apenas entram fundo no significado dos atos e sentimentos do homem, mas podem levar longe a crítica social".
-
Fait divers: Fatos diversos. Notícia que desperta interesse do leitor por implicar rompimento insólito ou extraordinário do curso cotidiano dos acontecimentos;
Feature: Qualquer notícia sobre assuntos variados cujo valor jornalístico não está necessariamente ligado ao dia da ocorrência, é menos perecível que a notícia comum;
Perfil: Tipo de entrevista que usa aspectos biográficos e pessoais do entrevistado.
Crônica: Texto jornalístico desenvolvido de forma livre e pessoal a partir de fatos da atualidade, com teor literário, político, esportivo, artístico.
(Fonte: Dicionário de Comunicação).