-
JUSTIFICATIVA DA BANCA:
"De fato, de modo geral, o serviço social tende a ser visto como ação social essencialmente apolítica, travestida como a aparência de atividades dispersas, burocráticas, contínuas, de caráter filantrópico, marcadas pelo fornecimento de benefícios sociais".
FONTE: http://www.cespe.unb.br/concursos/EBSERH_18_ASSISTENCIAL/arquivos/EBSERH_18_ASSISTENCIAL_JUSTIFICATIVAS_DE_ALTERA____ES_DE_GABARITO.PDF
-
Gabarito alterado pela banca.
Gab preliminar: E
Gab definitivo: C
-
Alguém poderia explicar melhor essa questão?
-
A justificaiva da banca não condiz com o que expressa Iamamoto em seu livro "Renovação e conservadorismo do Serviço social". pag. 114.
"O significado social da profissão na divisão social e técnica do trabalho é assim essencialmente político, travestido, porém, de uma aparência de atividades dispersas, descontínuas, de caráter filantrópico, marcadas pelo fornecimento de benefícios sociais".
Neste caso, gabarito deveria ser ERRADO.
-
CERTO
Fica claro no enunciado da questão que não pedi o que de fato o S.S se tornou como Iamamoto coloca no seu livro. A questão pede a maneira como a sociedade, infelizmente, ainda vê o profissional de S. S.
-
A dificuldade da questão era entender de qual contexto estava se falando.
-
Que questão capciosa, sem necessidade... Ê ê
-
Cespe pisando na bola!
De fato nossa profissão ainda é vista, por parcela significativa da sociedade, como filantropia e marcada pelo fornecimento de benefícios sociais. Mas dizer que é uma ação apolítica? Se o SSO se institucionalizou no meio estatal como funcionário do governo, ele acaba sendo confundido com os interesses do governo que detém o poder!
-
Se fosse sob o ponto de vista do senso comum, OK. Mas de "forma geral"? Como diria no Ceará, esticou a baladeira, CESPE!