SóProvas


ID
2687869
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Acerca de aspectos pertinentes à formação profissional do assistente social na sociedade brasileira e dos desafios ligados a essa formação, julgue o item seguinte.


Pensar a profissão implica refutar a trajetória da atividade intelectual voltada ao serviço social, de modo a possibilitar o estabelecimento de novos parâmetros para a sua apreensão pela sociedade.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Errado

    Pensar a profissão na atualidade implica em reconhecer a maturidade teórica que permeou o debate acerca da dimensão ídeopolítica inerente ao processo interventivo do assistente social, ao longo da década de 1980 e 1990, deve-se ao esforço intelectual de autores muito significativos para o Serviço Social, como Iamamoto, Raul de Carvalho, Vicente de Paula Faleiros dentre outros. 

    Assim nas palavras de Zé Paulo Netto, “A expressão massa crítica denota o conjunto de conhecimentos produzidos e acumulados por uma determinada ciência, disciplina ou área do saber. O Serviço Social é uma profissão – uma especialização do trabalho coletivo, no marco da divisão sociotécnica do trabalho –, regulamentada no Brasil pela Lei 8.662, de 17/06/93; enquanto profissão, não dispõe de uma teoria própria, nem é uma ciência; isto não impede, entretanto, que seus profissionais realizem pesquisas, investigações etc. e produzam conhecimentos de natureza teórica, inseridos no âmbito das ciências sociais e humanas. Assim, enquanto profissão, o Serviço Social pode se constituir, e tem se constituído nos últimos anos, como uma área de produção de conhecimentos (inclusive com o aval de agências oficiais de fomento à investigação, como é o caso do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq)”. 

  • No gabarito preliminar o CESPE considerou que a questão estava ERRADA, no definitivo CERTO, mas continuo achando que o gabarito  é ERRADO. 

  • Alguém sabe a explicação para isso estar certo?

  • Pensar a profissão NÃO implica refutar a trajetória da atividade intelectual voltada ao serviço social, de modo a possibilitar o estabelecimento de novos parâmetros para a sua apreensão pela sociedade.

  • GABARITO: ERRADO

    Pensar a profissão implica refutar a trajetória da atividade intelectual voltada ao serviço social, de modo a possibilitar o estabelecimento de novos parâmetros para a sua apreensão pela sociedade.

    REFUTAR --- afirmar o contrário de; desmentir, negar.

    Força, guerreiros(as)!!

  • Refutar = negar
  • Cespe sendo cespe. Aff

  • Gabarito oficial está como C. Vai entender

  • Pensar a profissão implica refutar (NEGAR) a trajetória da atividade intelectual voltada ao serviço social, de modo a possibilitar o estabelecimento de novos parâmetros para a sua apreensão pela sociedade.
  • Car@s coleg@s, solicitem o comentário da profª, pois quanto mais pessoas melhor!

    Na minha humilde concepção,

    Se o gabarito for dado como Certo, a afirmativa sugere que à medida que "novos parâmetros" surgem, os estudos (atividade intelectual) que outrora serviram de base para SS compreendê-los devem ser refutados (negados, desmentidos). Discordo!

    Se Errado, entendo que a atividade intelectual voltada ao serviço social está em constante transformação, ou de refutação ou de afirmação de novos parâmetros! Concordo!

  • Não entendi o que aconteceu com gabarito.

    Em 12/10/19 às 16:56, você respondeu a opção E. Você errou!

    Em 06/10/19 às 21:48, você respondeu a opção E.Você acertou!

    Em 16/09/19 às 23:07, você respondeu a opção E.Você acertou!

    Em 12/09/19 às 15:47, você respondeu a opção E.Você acertou!

    Em 24/07/19 às 22:00, você respondeu a opção C.!Você errou!

  • Também considero esse gabarito errado.

  • Gabarito Certo.

    Uma das condições do exercício democrático, como já dizia Gramsci, é captar os reais interesses e necessidades das classes subalternas, sentir com ela suas paixões para que se possa efetuar a crítica do senso comum e da herança intelectual acumulada-papel da “filosofia das práxis”.

    A defesa pela herança ou trajetória intelectual é positivista e conservadora.

    O Aprimoramento intelectual é romper com a herança e a trajetória para construir algo novo.

    Refutar, contestar, criticar é parte da ruptura com a herança intelectual.

    Todas as rupturas se baseiam na refutação do velho para estabelecimento do novo.

  • Refutar foi no sentido de contestar, argumentar com alegações...que é necessário para estabelecer novos parâmetros

  • comentário do professor por favor
  • Quase 1 ano depois do meu último comentário, solicitando o comentário da Profª do QC e N A D A.

    DESCASO TOTAL

  • Vai não vai me deparo com essa questão, e adivinha? Erro sempre... vou continuar "errando"... Ainda não encontrei e nem vi uma explicação plausível para ela está correta.

  • Comentários do professor por favor!

  • Algum professor disposto a comentar? Por favor!
  • Discordo. Não devemos REFUTAR a trajetória da atividade intelectual do Serviço Social, mas sim aprender com ela. Negar a trajetória do Serviço Social é estar alienado dos fundamentos histórico-metodológicos da profissão.

  • Pensar a profissão implica refutar a trajetória da atividade intelectual voltada ao serviço social, de modo a possibilitar o estabelecimento de novos parâmetros para a sua apreensão pela sociedade.

    De fato repensara a profissão desde sua gênese é sim refutar, ou seja criticar sua trajetória, e foi que nos trouxe ao momento atual de intenção de ruptura, que não é uma visão hegemônica, ainda sendo refutada pelo dificuldade com a pratica e teoria, e pela novas metamorfoses da questão social que se apresentam.

  • ATENÇÃO QCONCURSOS, a plataforma é paga e o mínimo que devemos ter é comentários dos professores. Já solicitei há meses o comentário dessa questão e até agora nada.

    Pesquisando, vi que o gabarito inicialmente era errado, mas depois foi alterado para certo.