-
Gabarito Errado
O Estado na atualidade cada vez mais se desresponsabiliza da política social, contexto em que o assistente social é chamado a trabalhar. Tanto se desresponsabiliza que, desencadeiam respostas da sociedade e do conjunto das classes trabalhadoras em seu movimento de resistência e defesa de direitos conquistados historicamente.
Ver BEHRING, Elaine. Brasil em contrarreforma: desestruturação do Estado e perda de direitos. São Paulo: Cortez, 2003.
-
O agravamento da questão social decorrente do processo de reestruturação produtiva e da adoção da programática neoliberal repercute no campo profissional, tanto nos sujeitos com os quais o Serviço Social trabalha — os usuários dos serviços sociais públicos — quanto no mercado de trabalho dos assistentes sociais que, como o conjunto dos trabalhadores, sofrem o impacto das metamorfoses que afetam o trabalho assalariado na contemporaneidade, submetendo a atividade profissional aos dilemas da alienação (Iamamoto, 2007 e 2009). Trata‑se de uma dinâmica societária que atinge as diferentes profissões, e também o Serviço Social, que tem nas políticas sociais um campo de intervenção privilegiado.
http://www.scielo.br/pdf/sssoc/n104/10.pdf
-
O que ocorre atualmente é uma transferência de responsabilidade do Estado para setores da sociedade civil, dessa forma, cada vez mais o estado se desresponsabiliza
-
Estado mínimo
-
Gabarito:ERRADO
Que sonho se isso fosse verdade!
-
O serviço social está associado às novas formas de intervenção sobre a questão social, entre as quais sobressai a atuação do Estado, que cada vez mais se responsabiliza pela política social, ditando o novo contexto no qual o assistente social é chamado a atuar.