SóProvas


ID
2687887
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Julgue o item que se segue, relativo à reestruturação do serviço social e das universidades no Brasil na década de 80 do século XX.


O advento das Diretas Já repercutiu no serviço social brasileiro, com o início de uma análise crítica mais alinhada às causas populares e com mudanças nas universidades, que passaram a atualizar-se.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Certo

    Segundo Iamamoto, o Serviço Social beneficia-se de amplo movimento de lutas pela democratização da sociedade e do Estado no país, com forte presença das lutas operárias que impulsionaram a crise da ditadura militar do período 1964-84. No contexto de ascensão dos movimentos sociais, das lutas em torno da elaboração e aprovação da Carta Constitucional de 1988 e da defesa do Estado de direito, a categoria foi sendo socialmente questionada pela prática política de diferentes segmentos da sociedade civil com o avanço das lutas democráticas.Tal processo condiciona, fundamentalmente, o horizonte de preocupações emergentes no âmbito do Serviço Social no país e passa a exigir novas respostas profissionais, o que derivou em significativas alterações nos campos do ensino, da pesquisa e da organização político-corporativa dos assistentes sociais. Revigora-se uma ampla e fecunda organização da categoria em suas bases sindicais, acadêmicas e profissionais, que vão dar sustentação ao projeto O Serviço Social no Brasil, uma experiência inovadora no cenário profissional mundial.

    A década de 1980 é um marco no debate sobre os fundamentos do Serviço Social no Brasil inspirado na teoria social crítica, que norteia um projeto acadêmico-profissional do Serviço Social brasileiro expresso na renovação da legislação profissional (1993), na normatização ética (1993) e nas diretrizes curriculares na‑ cionais (Abess, 1996; MEC-Sesu, Ceess, 1999).

    A formação acadêmico-profissional no Serviço Social brasileiro- Marilda Villela Iamamoto - Serv. Soc. Soc., São Paulo, n. 120 out./dez. 2014

  • Diretas já (luta por direito às eleições diretas pela população dos parlamentares do legislativo e executivo), que aglutinava estudantes, trabalhadores – operários e servidores públicos – artistas e demais movimentos sociais. Todo esse processo de desgaste dos direitos trabalhistas e das condições de vida da população, aliado à repressão política a toda oposição ao governo militar brasileiro, abriu um processo de esgotamento que culminou com uma intensa organização das lutas na sociedade brasileira. Entra em cena a classe trabalhadora brasileira, num momento em que a orientação dada às políticas sociais pelos governos da ditadura [gerava] grandes [...] dificuldades de inserção no mercado de trabalho, além de uma queda geral nos salários praticados pela indústria e pelo comércio, sobretudo nos setores de média e baixa qualificação (MARTINELLI, 2009, p. 97).

    É também nesse período, e sob a influência desta conjuntura, que se fortalece no Serviço Social uma vertente crítica ao projeto profissional conservador. Embora existissem diversos setores conservadores na profissão, é nessa conjuntura que amadurece no Serviço Social “um processo organizativo de luta social, combativa, ao lado dos movimentos sociais de base que se processavam na sociedade brasileira” (MARTINELLI, 2009, p. 98).

     

    www.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/download/21954/17692

  • Diretas Já foi um movimento civil de reivindicação por eleições presidenciais diretas no Brasil ocorrido entre 1983 e 1984. ... A possibilidade de eleições diretas para a Presidência da República no Brasil se concretizaria com a votação da proposta de Emenda Constitucional Dante de Oliveira pelo Congresso.