SóProvas


ID
2687893
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No contexto do processo de formação profissional, o encerramento do século XX trouxe inúmeros desafios, entre eles a necessidade de encontrar soluções para os problemas mais graves do mundo contemporâneo, um mundo complexo, dinâmico, que nos exige a capacidade de perceber, compreender, contextualizar, descobrir e captar as diferentes relações, o que requer profissionais comprometidos com os novos tempos.


Rosa Maria Castilhos Fernandes Serviço social contemporâneo InCadernos Universitários – Universidade Luterana do Brasil Canoas – RS, n º 71, p 7, 2003 (com adaptações)

Tendo o fragmento de texto anteriormente apresentado como referência inicial, julgue o item subsequente.


O cenário social da década de 70 do século passado, marcado pelo período pós-fordismo, mesmo com a flexibilização da produção, que causou impacto direto nos processos de trabalho e na vida dos trabalhadores, não se traduziu em novas demandas e exigências para a prática profissional dos assistentes sociais.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito ERRADO -  Sob a égide do capital financeiro, a nova face da internacionalização da economia - a globalização - redimensiona a divisão internacional do trabalho, em um contexto de crise de larga duração que, desde a década de 1970, vem atingindo a expansão capitalista. Na contratendência desses processos, desencadeia-se uma ampla reestruturação produtiva - incorporando os avanços da ciência e da tecnologia de ponta - acompanhada de mudanças nas formas de gestão da força de trabalho. Alia-se uma radical alteração das relações entre o Estado e a sociedade, condensada na "Reforma do Estado", conforme recomendações de políticas de ajuste das economias periféricas, preconizadas pelos organismos internacionais. Um dos resultantes dessas políticas concentracionistas de capital, renda e poder no país tem sido o agravamento da questão social, que tem no desemprego e no subemprego suas mais nítidas expressões. Verifica-se uma precarização do conjunto das condições de vida de segmentos majoritários da população brasileira, quadro esse agravado com a retração do Estado em suas responsabilidades sociais, justificada em nome da "crise fiscal". É esse cenário que, não apenas emoldura,mas molda novas condições de trabalho do assistente social, redimensionando a profissão.

     

    Marilda V. Iamamoto.  O Serviço Social na Contemporaneidade: Trabalho e formação Profissional.

  • O cenário social da década de 70 do século passado, marcado pelo período pós-fordismo, mesmo com a flexibilização da produção, que causou impacto direto nos processos de trabalho e na vida dos trabalhadores, não se traduziu em novas demandas e exigências para a prática profissional dos assistentes sociais.

  • ERRADA...A questão afirma que as mudanças ocorridas no mundo do trabalho não se traduziram em novas demandas para a prática profissional dos assistentes sociais. 

    -->Enquanto classe trabalhadora que somos, também sofremos os reflexos das novas formas de organização do trabalho. A precarização e a subalternização do trabalho à ordem do mercado, a desmontagem dos direitos sociais, a eliminação da estrutura e responsabilidade do Estado em face da questão social, a privatização dos serviços públicos e empresas estatais atingem diretamente a população trabalhadora, rebatendo nos profissionais de Serviço Social enquanto cidadãos trabalhadores assalariados e viabilizadores de direitos sociais.

    Bons Estudos \o/