SóProvas


ID
2687905
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Considerando o pensamento conservador incorporado pelo serviço social em sua trajetória intelectual, julgue o próximo item.


O conservadorismo não alcança a imagem profissional do assistente social, embora esteja presente na formação profissional.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Errado

    Com base em Iamamoto, o debate quanto aos fundamentos do Serviço Social, nas três últimas décadas, centrou-se nos seguintes eixos temáticos:

    (a) o resgate da historicidade da profissão, seja na reconstituição de sua trajetória na formação histórica da sociedade brasileira, seja na explicitação das particularidades históricas de sua inserção da divisão social e técnica do trabalho;

    (b) a crítica teórico-metodológica tanto do conservadorismo quanto da vulgarização marxista, introduzindo a polêmica em torno das relações entre história, teoria e método no Serviço Social, que hoje vem recebendo influxos da chamada crise dos paradigmas e do pensamento pós-moderno (Netto, 1996);

    (c) a ênfase na política social pública, no campo das relações entre o Estado e a sociedade civil, com especial atenção para a seguridade social e, nela, para a política de assistência social e de saúde; (

    d) o debate teórico e político sobre a questão social: interpretações e expressões no país;

    (e) o debate sobre a ética e o projeto profissional;

    (f) o debate sobre a reestruturação produtiva e a centralidade do trabalho nas alterações no mercado de trabalho, nas formas de consumo da força de trabalho e no perfil dos trabalhadores, considerando suas incidências no trabalho do assistente social;

    (g) o debate sobre o exercício profissional: trabalho, ideologia ou práxis?

    Como observa Barroco, a ruptura com o conservadorismo profissional, consolidada em 80, não significa que o conservadorismo (e com ele o reacionarismo) foi superado no interior da categoria.

  • Infelizmente não superou-se esse momento na profissão ainda temos muitos Assistentes Sociais tradicioanis e conservadores, envelopados.

  • Zé Paulo Netto em uma palestra da editora Cortez elucida muito bem que não existe uma hegemônia absoluta e que o grande desafio são as práticas conservadoras que permeiam a atuação profissional ainda hoje. 

     

    Está disponível no Youtube essa palestra

  • Acredito que seja o contrário:

    O conservadorismo alcança a imagem profissional do assistente social (ainda se tem a imagem da moça boazinha que faz caridade), embora o conservadorismo não esteja presente na formação profissional. 

  • Os projetos profissionais apresentam a autoimagem de uma profissão, elegem os valores que a legitimam socialmente, delimitam e priorizam seus objetivos e funções, formulam os requisitos (teóricos, práticos e institucionais) para o seu exercício, prescrevem normas para o comportamento dos profissionais e estabelecem as bases das suas relações com os usuários de seus serviços, com as outras profissões e com as organizações e instituições privadas e públicas (inclusive o Estado, a quem cabe o reconhecimento jurídico dos estatutos profissionais. (Netto, 2006, p. 144).

    GABARITO ERRADO.