- ID
- 2688433
- Banca
- UFPR
- Órgão
- UFPR
- Ano
- 2018
- Provas
-
- UFPR - 2018 - UFPR - Arquiteto e Urbanista
- UFPR - 2018 - UFPR - Arquivista
- UFPR - 2018 - UFPR - Auditor
- UFPR - 2018 - UFPR - Contador
- UFPR - 2018 - UFPR - Enfermeiro
- UFPR - 2018 - UFPR - Engenheiro Civil
- UFPR - 2018 - UFPR - Engenheiro de Segurança do Trabalho
- UFPR - 2018 - UFPR - Engenheiro Eletricista
- UFPR - 2018 - UFPR - Engenheiro Mecânico
- UFPR - 2018 - UFPR - Médico do Trabalho
- UFPR - 2018 - UFPR - Químico
- Disciplina
- Português
- Assuntos
Em entrevista à Revista Veja (https://complemento.veja.abril.com.br/entrevista/michael-oreskes.html), Michael Oreskes, diretor editorial de uma rádio pública americana, afirma que os ataques contra a imprensa têm como objetivo ofuscar a verdade, e que a missão dos jornalistas é impedir isso. Abaixo, é apresentado um trecho dessa entrevista. Numere a coluna da direita, relacionando as respostas com as respectivas perguntas.
1. No Brasil e nos Estados Unidos, as pessoas parecem só querer ler informações enviesadas que comprovem seus pontos de vista. A verdade não existe mais?
2. O que essa falta de respeito pela verdade pode acarretar?
3. Quando o presidente se comunica diretamente com o público por meio do Twitter, isso enfraquece a imprensa?
( ) Chefes de governo e de Estado, prefeitos, líderes políticos e corporações não precisam mais da imprensa para alcançar grandes audiências. Esse não é mais o papel do jornalismo. Nossa função é a de produzir informação completa e precisa. O público pode receber a mensagem que quiser do presidente, mas precisa que alguém conte o resto da história e fale sobre os outros fatos que não estão sendo abordados.
( ) De forma alguma. A realidade e os fatos não desapareceram. A maior evidência disso é que repórteres estão sendo intimidados, presos e até assassinados em vários lugares do mundo para impedir que eles reportem os acontecimentos. Organizações corruptas e governos autocráticos não querem deixar que vozes independentes venham à tona. Em vez de “pós-verdade”, o que estamos presenciando é uma espécie de “pós-respeito pela verdade”.
( ) Se os cidadãos se iludirem achando que os fatos não existem ou não importam, a sociedade acabará tomando decisões equivocadas. Se alguém acredita em um conjunto de versões sobre a realidade e outro em algo oposto, eles não irão concordar sobre nada. O debate não terá sentido algum. Pode até ter uma discussão, mas essa será vazia, rasa.
Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.