SóProvas


ID
2689324
Banca
IADES
Órgão
PM-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Todo direito pressupõe a noção de limite e da proibição do excesso, visando a evitar toda forma de intervenção ou restrição abusiva ou desnecessária da Administração Pública, mesmo no caso do exercício do poder discricionário. Assim, o princípio que melhor desenvolve esse papel é o da

Alternativas
Comentários
  • Todo direito pressupõe a noção de limite e da proibição do excesso, visando a evitar toda forma de intervenção ou restrição abusiva ou desnecessária da Administração Pública, mesmo no caso do exercício do poder discricionário. Assim, o princípio que melhor desenvolve esse papel é o da: PROPORCIONALIDADE = PROIBIÇÃO DE EXCESSOS

     

     

     Segundo o mestre Dirley da Cunha Júnior, a proporcionalidade “é um importante princípio constitucional que limita a atuação e a discricionariedade dos poderes públicos e, em especial, veda que a Administração Pública aja com excesso ou valendo-se de atos inúteis, desvantajosos, desarrazoados e desproporcionais”.

     

     

     

     

    LETRA D 

  • acho que dava pra marcar legalidade tbm...

  • Sem dúvida alguma, ao se falar em proibição do excesso, bem como em limites à intervenção ou restrição abusiva ou desnecessária da Administração Pública, o enunciado da questão faz referência ao princípio da proporcionalidade, que, de fato, apresenta este conteudo em vista do qual torna-se possível estabelecer parâmetros limitadores à ação do Poder Público contra os direitos individuais dos cidadãos.

    Não por acaso, aliás, o princípio da proporcionalidade é também conhecido como princípio da vedação ou proibição do excesso, como se pode depreender da seguinte lição ofertada por Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo:

    "O princípio da proporcionalidade (citado por alguns autores, conforme antes referido, como 'princípio da proibição do excesso'), segundo a concepção a nosso ver majoritária na doutrina administrativista, representa, em verdade, uma das vertentes do princípio da razoabilidade. Isso porque a razoabilidade exige, entre outros aspectos, que haja proporcionalidade entre os meios utilizados pelo administrador público e os fins que ele pretende alcançar. Se o ato administrativo não guarda uma proporção adequada entre os meios empregados e o fim almejado, será um ato desproporcional, excessivo em relação a essa finalidade visada.
    Impede o princípio da proporcionalidade que a Administração restrinja os direitos do particular além do que caberia, do que seria necessário."


    De tal modo, a resposta correta da questão corresponde apenas à letra "d".

    Gabarito do professor: D

    Bibliografia:

    ALEXANDRINO, Marcelo. PAULO, Vicente. Direito Administrativo Descomplicado. 20ª ed. São Paulo: Método, 2012.

  • SÓ PARA TER CONHECIMENTO:


    Apesar da Constituição Federal apenas indicar que o mandado de segurança deve ser utilizado contra ilegalidade ou abuso de poder (art. 5º, LXIX), a jurisprudência tem considerado que esse instrumento constitucional destina-se não apenas a analisar a legalidade do ato administrativo, mas toda a sua juridicidade, o que inclui a apreciação da razoabilidade e da proporcionalidade.


    https://lfg.jusbrasil.com.br/noticias/2532448/principio-da-proporcionalidade-ou-da-razoabilidade

  • Não concordo com o gabarito, deveria ser letra A, mas fazer o q né...

  • PROPORCIONALIDADE: sempre estará vinculado a ideia de proibição dos excessos (Ex: Abuso de Poder), visando a evitar toda forma de intervenção ou restrição abusiva ou desnecessária da Administração Pública, mesmo no caso do exercício do poder discricionário.

  • Na seara administrativa, segundo o mestre Dirley da Cunha Júnior, a proporcionalidade “é um importante princípio constitucional que limita a atuação e a discricionariedade dos poderes públicos e, em especial, veda que a Administração Pública aja com excesso ou valendo-se de atos inúteis, desvantajosos, desarrazoados e desproporcionais”.

  • GABARITO: D

    Proporcionalidade - Tem como objetivo controlar o excesso de poder, para se chegar na finalidade e ser proporcional ao administrado.

  • Pra quem ficou em dúvida entre a letra A e D ...

    # lembrem-se de sempre se fazer a pergunta pro enunciado :

    ele está querendo algo amplo ou restrito ?

    Depois analisa as alternativas . Qual se encaixa mais dentro do padrão que o enunciado quer ?

    Nesse caso o enunciado estava se referindo ao excesso de poder ( algo mais restrito dentro do "não comprimento a lei" ) .

    Se fossemos fazer uma análise ampla sobre as duas alternativas , de fato cairíamos no raciocínio de dizer que as duas estão corretas .Mas lembrem-se , o enunciado está se referindo ao EXCESSO DE PODER , algo mais específico que está dentro da ilegalidade.

    Portanto o gabarito que mais se enquadra no padrão do enunciado , restrito , é a letra D

  • Princípio da proporcionalidade

    Também chamado de princípio da vedação do excesso.

  • O negócio é que existem os princípios explícitos, LIMPE, e os implícitos, que são mais de meio milhão, entre eles o da proporcionalidade .

  • GABARITO: D

    Proporcionalidade - Tem como objetivo controlar o excesso de poder, para se chegar na finalidade e ser proporcional ao administrado.

  • Proporcionalidade ➔ Exige Equilíbrio ➔ Meios da Adm e Fins q Deseja Alcança

    Proporcionalidade Sentido Estrito ➔ Vantagens Deve Superar as Desvantagem

    Adequação ➔ Pertinência / Aptidão

    Necessidade ➔ Exigibilidade

  • GABARITO D.

    PMCE 2021!! COTAMMMMMMM

  • Proporcionalidade /  princípio da vedação do excesso

    Tem como objetivo controlar o excesso de poder, para se chegar na finalidade e ser proporcional ao administrado.

  • As ações devem ser proporcionais ao ato