SóProvas


ID
2689591
Banca
IESES
Órgão
TJ-CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

Segundo o Código Tributário Nacional, toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada é denominada de:

Alternativas
Comentários
  • Gab. D

     

     Tributo não constitui sanção por ato ilícito, além do conceito de tributo ser do CTN (legal) e não da Constituição Federal

    Art. 3º Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada

  • Tributo é, legal e constitucionalmente, toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, ainda que constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.

  • a) Errada. A questão quer saber, segundo o Código Tributário nacional, o que é a prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada . A despeito disso,  a assertiva afirma que essa conceituação é dada ao encargo. Entretanto, conceitua-se encargo como o ônus que pode ser imposto, por lei ou então por liberalidade, pelas partes contratantes, Sendo assim, não podemos falar que eu encargo é o mesmo que tributo, tendo em vista que tributo não depende de liberalidade das partes, pois é prestação pecuniária compulsória, o que torna a assertiva equivocada.

     

    b) Errada. Assertiva afirma que essa conceituação é dada aos emolumentos  Na contramão, emolumento é a vantagem adquirida pela pessoa em virtude do exercício de seu ofício. Então, a alternativa e  completamente descabida ao que é pedido na questão.

     

    c) Errada. Temos na assertiva que a conceituação da questão é denominada subsídio.   De outra sorte, subsídio é tudo aquilo que complementa a prestação principal, exemplo: ajuda de custo por meio do auxílio transporte. 

     

    d)  Correta.  O tributo Visa formar receita pública para que o Estado possa cumprir com suas obrigações Públicas.  Sendo assim, a conceituação fiscal de tributo está presente no artigo 3º do CTN, os seguintes termos: art. 3º Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.

  • Essa dava pra acertar só pela concordância da frase rsrs

  • Emolumentos não deixa de ser tributo.