SóProvas


ID
2689681
Banca
IESES
Órgão
TJ-CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Segundo relatório da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), ao final de 2016, cerca de 65,6 milhões de pessoas, ou uma em cada 113 em todo mundo, foram forçadas a deixar seus locais de origem por diferentes tipos de conflitos. Desses, cerca de 22,5 milhões são refugiados e 2,8 milhões são solicitantes de reconhecimento da condição de refugiado. O documento mostrou que 55% dos refugiados no mundo vieram dos seguintes países:


I. Líbano.

II. Síria.

III. Afeganistão.

IV. Sudão do Sul.


A sequência correta é:

Alternativas
Comentários
  • No Afeganistão, as tropas do governo lutam contra os radicais islâmicos, mas há também enfrentamentos entre milícias rivais. O regime Talebã caiu há 16 anos, mas a milícia nunca foi derrotada. A maioria das pessoas que se deslocaram saíram das províncias de Kunduz e Baghlan, no Norte. Mas, no Sul do país, o conflito também se aprofundou. " Agência Brasil 20/03/2017"

     No tocante ao Sudão do Sul :

    A crise de refugiados que fogem do Sudão do Sul é a que cresce mais rapidamente no mundo, alertou a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR). Uganda é o país que mais acolhe refugiados sul-sudaneses. Até o momento, 800 mil já chegaram à nação. Destes, 172 mil entraram em território ugandense em 2017. Outros 572 mil deixaram o Sudão do Sul desde julho de 2016. Com as atuais taxas de novas chegadas — 2,8 mil por dia —, o número total de refugiados recebidos por Uganda deverá ultrapassar a marca de 1 milhão antes da metade de 2017.

  • GABARITO D - O Líbano é um dos países que mais recebem refugiados!

  • Não li direito as alternativas fiquei perdido e errei... acontece!

  • ¨O documento mostrou que 55% dos refugiados no mundo vieram de três países: Síria (5,5 milhões), Afeganistão (2,5 milhões) e Sudão do Sul (1,4 milhões). Os países que mais recebem refugiados são Turquia (2,9 milhões), Paquistão (1,4 milhões) e Líbano (1 milhão).¨

    Fonte: https://nacoesunidas.org/brasil-analisa-mais-de-86-mil-solicitacoes-de-refugio-101-mil-foram-concedidas/

  • https://g1.globo.com/mundo/noticia/numero-de-refugiados-e-deslocados-cresce-em-2016-e-e-o-maior-ja-registrado-diz-relatorio.ghtml

  •           O Sudão do Sul se transformou "na maior crise de refugiados da África" e "na terceira do mundo" após as de Síria e Afeganistão, segundo a Acnur, que lembrou que, adicionalmente, 2,1 milhões de pessoas estão deslocadas dentro do país.

              O conflito armado no Sudão do Sul começou quando o presidente Salva Kiir (de etnia dinka) acusou o ex-vice-presidente Riak Machar (da tribo rival nuer) de ter orquestrado um golpe de Estado.

     LETRA D

    fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/refugiados-do-sudao-do-sul-superam-15-milhao-adverte-acnur.ghtml

  • A questão pede:  "O documento mostrou que 55% dos refugiados no mundo vieram dos seguintes países"

    Segundo o site: https://g1.globo.com/mundo/noticia/numero-de-refugiados-e-deslocados-cresce-em-2016-e-e-o-maior-ja-registrado-diz-relatorio.ghtml

    Países de origem dos refugiados em 2016:

    Síria: 5,5 milhões

    Afeganistão: 2,5 milhões

    Sudão do Sul: 1,4 milhão

    Somália: 1,0 milhão

    A questão quer saber a origem dos refugiados, e não o País que mais recebeu, que nesse caso seria o Líbano.

    Países que mais receberam refugiados:

    Turquia: 2,9 milhões

    Paquistão: 1,4 milhão

    Líbano: 1 milhão.

    Na minha opinião, a banca deveria ter anulado a questão.

  • Os países com maior número de refugiados são Síria, Afeganistão, Sudão do Sul e Somália.

     Os países que mais os recebem são Turquia, Paquistão, Líbano, Irã, Uganda, Etiópia e Jordânia, não países desenvolvidos.

  • Informação contestável, não, pessoal?

    "55% dos refugiados do mundo têm origem na Síria, Afeganistão ou Sudão do Sul"

    Link para matéria: https://www.nexojornal.com.br/expresso/2017/06/19/Por-que-o-n%C3%BAmero-de-refugiados-no-mundo-n%C3%A3o-para-de-crescer
     

  • Meu erro foi EM NÃO PERCEBER QUE NA D - Apenas a assertiva I está incorreta

  • A QUESTÃO É CLARA. "O documento mostrou que 55% dos refugiados no mundo vieram dos seguintes países":

    E dentre aos alternativas aquela que não corresponde ao país de origem dos refugiados é o Líbano. Já que este, é um dos países que mais acolhe refugiados.

  • Apenas a assertiva I está INCORRETA... ai que filhos da p***

  • Segundo a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), o Sudão do Sul substituiu a Síria como a crise de refugiados que mais cresceu no mundo em 2016.

    O número de pessoas que fugiu do Sudão do Sul subiu de 854,1 mil em 2015 para 1,4 milhão no fim de 2016. Outros 1,9 milhão são deslocados internos. A Síria, no entanto, continua como o país com o maior número absoluto de refugiados (5,5 milhões), seguida pelo Afeganistão (2,5 milhões) e pelo Sudão do Sul (1,4 milhão).

    Apesar da grande repercussão da crise de refugiados na Europa, 84% deles estão em países de baixa e média renda. A Turquia é o país que mais recebe refugiados, com 2,9 milhões, seguida por Paquistão (1,4 milhão), Líbano (1 milhão) e Irã (979, 4 mil).

    Resposta: D