-
Errado.
Clientelismo: "Prática política de troca de favores, na qual os eleitores são tidos como “clientes”."
Fisiologismo: "Prática política voltada para o interesse e proveito personalizados do praticante, mercê de atos de prevaricação e corrupção ou afins."
Corrupção: "manifesta-se por meio do suborno, intimidação, extorsão, ou abuso de poder."
No modelo burocrático, as consequencias principais são: excesso de formalismo, resistência a mudanças, impessoalidade, meritocracia e hierarquização da autoridade. No entanto, os fatores listados acima não são consequencias diretas e exclusivas do modelo burocrático.
http://estudandodiaenoite.blogspot.com.br/2012/03/questoes-administracao-publica-e-gestao.html
-
Errado.
O clientelismo remete a ideia patriarcal, ao periodo patrimonial.
-
Clientelismo é sinônimo de patrimonialismo e fisiologismo.
-
Breve Histórico do PDRAE:
O patrimonialismo (contra o qual a administração pública burocrática se instalara), embora em processo de transformação, mantinha ainda sua própria força no quadro político brasileiro. O coronelismo dava lugar ao clientelismo e ao fisiologismo.
pag. 19.
-
ERRADO
O modelo burocrático visa acabar com isso. Vejam:
Administração Pública Burocrática – “Surge na segunda metade do século XIX, na época do Estado liberal, como forma de combater a corrupção e o nepotismo patrimonialista. Constituem princípios orientadores do seu desenvolvimento a profissionalização, a idéia de carreira, a hierarquia funcional, a impessoalidade, o formalismo, em síntese, o poder racional-legal. Os controles administrativos visando evitar a corrupção e o nepotismo são sempre a priori. Parte-se de uma desconfiança prévia nos administradores públicos e nos cidadãos que a eles dirigem demandas. Por isso são sempre necessários controles rígidos dos processos, como por exemplo na admissão de pessoal, nas compras e no atendimento a demandas”. (PDRAE, 1995, p.15)
Corrigindo: O clientelismo, o fisiologismo e a corrupção são exemplos de consequências advindas do modelo patrimonial de administração pública.
-
ERRADO
INTERMEDIAÇÃO DE INTERESSES
GESTÃO PATRIMONIAL = CLIENTELISMO (SISTEMA DE CONCESSÃO DE BENEFÍCIOS EM TROCA DE APOIO POLÍTICO - Q842419)
BUROCRACIA = CORPORATIVISMO (CRIAÇÃO CORPORAÇÃO PELO ESTADO = CHAMA PRA ELE OS QUE PRODUZEM EM DETERMINADO RAMO - INTERMEDIAÇÃO DE INTERESSES)
DISFUNÇÕES DA BUROCRACIA
FISIOLOGISMO = EXERCÍCIO DO PODER POLÍTICO = TROCA DE FAVORES DENTRO DO ESTADO (PE|PJ|PL) - VISA ALCANCE DE INTERESSES INDIVIDUAIS (CORRUPÇÃO POLÍTICA)
RENT SEEKING = DISCURSO DE DENÚNCIA DA DIREITA = ESTADO + SOCIEDADE ESTÃO SENDO VITIMADOS (PELA BUSCA DE RENDA OU VANTAGENS (POR FORA) PARA DETERMINADOS GRUPOS)
-
Clientelismo:
Após implantação do regime democrático, o patrimonialismo deu lugar ao clientelismo: prática eleitoreira de certos políticos que consiste em privilegiar uma "clientela" (conjunto de indivíduos dependentes) em troca de seus votos; troca de favores entre quem detém o poder e quem vota.
Fisiologismo:
O modelo burocrático, com sua rigidez, teve a pretensão de inibir a prática do clientelismo oriundo do patrimonialismo. Contudo, uma de suas disfunções foi denominada de fisiologismo: conduta ou prática de certos representantes e servidores públicos que visam à satisfação de interesses ou vantagens pessoais ou partidários, em detrimento do bem comum.
Corrupção:
Ato ou efeito de subornar uma ou mais pessoas em causa própria ou alheia, com ou sem oferecimento de dinheiro; suborno. Uso de meios ilegais para apropriar-se de situações privilegiadas, em benefício próprio.
-
ERRADO
-
Cuidado com alguns comentários dizendo que o Fisiologismo faz parte do Patrimonialismo, na verdade ele vem do modelo burocrático!
Justificativa:
[...] a administração burocrática reflete os princípios da dominação racional-legal e, como modelo de gestão, pôde contrapor-se a um dos vícios da administração patrimonial: a arbitrariedade. Concebida para promover a impessoalidade e a eficiência, ela revelou, com o tempo, suas limitações. A impessoalidade converteu-se em indiferença e os interesses da elite burocrática foram colocados à frente das demandas dos cidadãos (esse desvio denomina-se fisiologismo). A eficiência foi subvertida e transformou-se em morosidade e formalismo. Justamente por isso, “burocracia” sugere, hoje, o inverso do que designava quando foi concebida.
fonte: Administração Pública Contemporânea: política, democracia e gestão, dos organizadores Marcos Tanure Sanabio, Gilmar José dos Santos e Marcus Vinicius David