SóProvas


ID
2689750
Banca
FUMARC
Órgão
CEMIG - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

De acordo com o sistema de responsabilidades, um dos componentes da estrutura organizacional, a quantidade de responsabilidade pela qual o subordinado tem de prestar contas, determina

Alternativas
Comentários
  • GAB: C

     

     

    A dose de responsabilidade pela qual o subordinado terá de prestar contas determina a quantidade de autoridade delegada. Na responsabilidade a obrigação do indivíduo a quem ela foi atribuída, ou seja, a responsabilidade não se delega.

     

     

    Quando um subordinado assume determinada obrigação dentro de uma organização deve prestar conta à pessoa que lhe atribui tal função de obrigação.   Imagina se fosse diferente, havia uma distorção entre obrigação e ficaria confusa a própria estrutura organizacional. Em exemplo, imagina dentro de uma determinada empresa um Office boy prestando conta da sua atribuição rotineira ao chefe do departamento de obras numa empresa de construção, logo nem o Office boy saberia explicar e nem o chefe do departamento de obras iria entender da rotina executada pelo o Office boy. Portanto o Office boy deverá prestar contas ao departamento financeiro ou aquele a que o atribui o serviço prestado, como departamento de compras e vendas.

     

     

    O sistema de responsabilidade refere-se à alocação das atividades inerentes a esta obrigação (Vasconcelos, 1972, 154) 

  • Acertei, mas é uma questão beeeeeem esquisita!!!

  • Essa questão tentou fazer com oq eu desistisse dos meus sonhos 

    Mas só tentou viu 

    Quero um presidente que extermine essa matéria 

  • ETA QUE ESSE ERA DO BOM EIM FUMAARC!

  • Olha vou te contar! GP acaba com minha saúde mental! 

  • Bem simples: Quanto maior a responsabilidade se atribui a um determinado cargo, maior a quantidade de autoridade que deve ser delegada a ele.

    Quanto maior a autoridade maior a responsabilidade.

  • Pensei que AUTORIDADE fosse do cargo e , por isso, não pudesse ser delegada, e que a RESPONSABILIDADE por fazer determinada tarefa, no caso a de prestar contas, é que fosse algo a se delegar.

    Por exemplo, funcionário A, por ser bastante (sentido conotativo: "quantidade") responsável, será o responsável pela prestação de contas dos custo de sua equipe.

    Enfim... não entendi a questão, nem mesmo lendo os comentários...

  • Em administração, quando eu delego responsabilidade, eu delego autoridade também.

  • Nem técnica de chute deu pra fazer nessa questão dos infernos.

  • De acordo com Oliveira (2011, p. 74),

    A quantidade de responsabilidade pela qual o subordinado tem de prestar contas determina a quantidade de autoridade delegada. Outro aspecto é que permanece na responsabilidade a obrigação do indivíduo a quem ela foi atribuída, ou seja, a responsabilidade não se delega.

     

    OLIVEIRA, D. P. R. Sistemas, organizações e métodos: uma abordagem gerencial. São Paulo: Atlas, 2011.