SóProvas


ID
2689912
Banca
FUMARC
Órgão
CEMIG - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A Redução ao Valor Recuperável de Ativos se aplica a todos os ativos a seguir, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Questão cobra conhecimento do CPC01 (R4):

     

    Alcance
    2. Esta Norma deve ser aplicada na contabilização de ajuste para perdas por desvalorização de todos os ativos, exceto:
    (a) estoques (ver CPC 16 – Estoques);
    (b) ativos de contrato e ativos resultantes de custos para obter ou cumprir contratos que devem ser reconhecidos de acordo com o CPC 47 – Receita de Contrato com Cliente
    (c) ativos fiscais diferidos (ver CPC 32 – Tributos sobre o Lucro);
    (d) ativos advindos de planos de benefícios a empregados (ver CPC 33 – Benefícios a Empregados);
    (e) ativos financeiros que estejam dentro do alcance do CPC 48 – Instrumentos Financeiros;
    (f) propriedade para investimento que seja mensurada ao valor justo (ver CPC 28 – Propriedade para Investimento);
    (g) ativos biológicos relacionados à atividade agrícola dentro do alcance da CPC 29 – Ativo Biológico e Produto Agrícola que sejam mensurados ao valor justo líquido de despesas de vender; (Alterada pela CPC 01 (R3))
    (h) custos de aquisição diferidos e ativos intangíveis advindos de direitos contratuais de companhia de seguros contidos em contrato de seguro dentro do alcance da CPC 11 – Contratos de Seguro; e
    (i) ativos não circulantes (ou grupos de ativos disponíveis para venda) classificados como mantidos para venda em consonâcia com a CPC 31 – Ativo Não Circulante Mantido para Venda e Operação Descontinuada.

     

    Veja que a letra d) está errada, pois investimentos em controladas são mensurados pelo método da equivalência patrimonial.

  • Muito complicado.. Vejam que a questão ( Q897970 ) , no próprio QC. Questão produzida pela FCC - 2018 - SABESP - Analista de Gestão - Contabilidade. Indica a possibilidade de Se proceder a Recuperabilidade (Impairment), também dos Estoques.

  • O colega GAbriel Moura já disponibilizou a fonte. Apenas se equivocou citando o CPC 01, quando na verdade é a NBC TG 01 (R4).

  • Estoques

     

  • O CPC 01 – Redução ao Valor Recuperável de Ativos deve ser aplicado na contabilização de ajuste para perdas por desvalorização de todos os ativos, exceto:

    (a) estoques;

    (b) ativos advindos de contratos de construção;

    (c) ativos fiscais diferidos;

    (d) ativos advindos de planos de benefícios a empregados;

    (e) ativos financeiros que estejam dentro do alcance dos Pronunciamentos Técnicos do CPC que disciplinam instrumentos financeiros;

    (f) propriedade para investimento que seja mensurada ao valor justo;

    (g) ativos biológicos relacionados à atividade agrícola que sejam mensurados ao valor justo líquido de despesas de venda;

    (h) custos de aquisição diferidos e ativos intangíveis advindos de direitos contratuais de companhia de seguros contidos em contrato de seguro dentro do alcance do Pronunciamento Técnico CPC 11 – Contratos de Seguro; e

    (i) ativos não circulantes (ou grupos de ativos disponíveis para venda) classificados como mantidos para venda em consonância com o Pronunciamento Técnico CPC 31 – Ativo Não Circulante Mantido para Venda e Operação Descontinuada.

    Assim, correta a alternativa B.

  • 2. Este pronunciamento deve ser aplicado na contabilização de ajuste para perdas por desvalorização de todos os ativos, exceto: (a) estoques (ver CPC 16 – Estoques); 

    Atenção a um detalhe: O CPC 01 - Redução ao valo recuperável não se aplica aos estoque já que este está sob o escopo de uma norma específica, que é o CPC 16. Então sempre que houver norma específica tratando do assunto, o CPC 01 não será aplicável.

    28. O custo dos estoques pode não ser recuperável se esses estoques estiverem danificados, se se tornarem total ou parcialmente obsoletos ou se os seus preços de venda tiverem diminuído. (...) A prática de reduzir o valor de custo dos estoques (write down) para o valor realizável líquido é consistente com o ponto de vista de que os ativos não devem ser escriturados por quantias superiores àquelas que se espera que sejam realizadas com a sua venda ou uso.

    A prática do write down, na ótica do CPC 16, é consistente com o disposto no CPC 01, na qual "os ativos não devem ser escriturados por quantias superiores àquelas que se espera que sejam realizadas com a sua venda ou uso."

    Potanto, gabarito correto, o Impearment não se aplica aos estoque, o que se aplica é o write down.