-
Letra B
Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido:
O objetivo da Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido é apresentar a movimentação das contas do Patrimônio Liquido, dentro do exercício social. Daí a palavra mutações.
A conta Reservas de Lucros, é uma conta classificada no Patrimônio Líquido, logo a sua movimentação é apresentada nessa demonstração.
-
Art. 186. A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados discriminará:
I - o saldo do início do período, os ajustes de exercícios anteriores e a correção monetária do saldo inicial;
II - as reversões de reservas e o lucro líquido do exercício;
III - as transferências para reservas, os dividendos, a parcela dos lucros incorporada ao capital e o saldo ao fim do período.
§ 1º Como ajustes de exercícios anteriores serão considerados apenas os decorrentes de efeitos da mudança de critério contábil, ou da retificação de erro imputável a determinado exercício anterior, e que não possam ser atribuídos a fatos subseqüentes.
§ 2º A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados deverá indicar o montante do dividendo por ação do capital social e poderá ser incluída na demonstração das mutações do patrimônio líquido, se elaborada e publicada pela companhia.
O mais correto para o item seria apresentar a DLPA, contudo a própria lei 6404/76 permite que a DLPA seja incluída na DMPL, se elaborada e publicada pela companhia.
Gabarito: B
Fonte: Lei 6404/76.
-
Conforme o CPC 26:
"Um conjunto completo de demonstrações contábeis inclui, como regra:
(a) o balanço patrimonial;
(b) a demonstração do resultado;
(c) a demonstração do resultado abrangente;
(d) a demonstração das mutações do patrimônio líquido;
(e) a demonstração dos fluxos de caixa;
(f) a demonstração do valor adicionado quando exigida legalmente; e
(g) as notas explicativas, compreendendo um resumo das políticas contábeis significativas e outras informações explanatórias".
Demonstração das mutações do patrimônio líquido
"106. [...] A DMPL inclui as seguintes informações:
(a) o resultado abrangente do período [...];
(b) para cada componente do PL, os efeitos da aplicação retrospectiva ou da reapresentação retrospectiva (CPC 23);
(d) para cada componente do PL, a conciliação do saldo no início e no final do período, demonstrando-se separadamente (no mínimo) as mutações decorrentes:
(i) do resultado líquido;
(ii) de cada item dos outros resultados abrangentes; e
(iii) de transações com os proprietários realizadas na condição de proprietário, demonstrando separadamente suas integralizações e as distribuições realizadas, bem como modificações nas participações em controladas que não implicaram perda do controle".
A Reserva de Lucro é uma mutação no PL. Portanto, é evidenciada na DMPL.
Gabarito B
-
GABARITO B
a) Balanço Patrimonial: Demonstra o saldo de todas as contas patrimoniais: Bens, Direitos e Obrigações, em determinada data, portanto é um demonstrativo estático, como se fosse uma foto da situação patrimonial tirada numa data específica, não apresenta movimentações.
b) Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido: Demonstrativo que apresenta todas as contas que compõe o Patrimônio Líquido, individualmente, cujo conteúdo é exatamente a movimentação ocorrida durante o exercício a que se quer demonstrar. O nome mutações é justamente porque apresenta as movimentações por data uma a uma.
c) Demonstração dos Fluxos de Caixa: Este demonstrativo pode ser feito de duas formas: Método Direto ou Método Indireto
Método Direto: Demonstra a movimentação resumida das operações que afetaram o caixa, separando-as por Operacionais, Financeiras e de Investimentos. Os valores apresentados são totais do período, por operação
Método Indireto: Demonstração da alteração do saldo disponível de período para o outro, através dos aumentos ou diminuições ocorridas nas contas do Balanço Patrimonial
d) Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados: Demonstra uma a uma as movimentações ocorridas somente na conta Lucros ou Prejuízos Acumulados durante o exercício.