SóProvas


ID
2690338
Banca
FUMARC
Órgão
CEMIG - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Analise as seguintes afirmativas, identificando-as como verdadeiras ou falsas:

I. O PCMAT só pode ser elaborado por Engenheiro de Segurança do Trabalho devidamente registrado no sistema CREA/CONFEA. ( )
II. O PCMAT é obrigatório para obras acima de 50 empregados. ( )
III. O material transportado, como ferramentas e equipamentos, deve estar acondicionado em compartimentos separados dos trabalhadores, de forma a não causar lesões aos mesmos numa eventual ocorrência de acidente com o veículo. ( )
IV. O abastecimento de máquinas e equipamentos com motor a explosão deve ser realizado por trabalhador qualificado, em local apropriado, utilizando-se de técnicas e equipamentos que garantam a segurança da operação. ( )

Está CORRETO apenas o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • O PCMAT é obrigatório para obras acima de 20 empregados.

  • 18.3. Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção - PCMAT. 

     

    18.3.1. São obrigatórios a elaboração e o cumprimento do PCMAT nos estabelecimentos com 20 (vinte) trabalhadores ou mais, contemplando os aspectos desta NR e outros dispositivos complementares de segurança.

     

     

    18.3.4. Documentos que integram o PCMAT: (Alterado pela Portaria SIT n.º 296/2011).

     

    a) memorial sobre condições e meio ambiente de trabalho nas atividades e operações, levando-se em consideração riscos de acidentes e de doenças do trabalho e suas respectivas medidas preventivas;

    b) projeto de execução das proteções coletivas em conformidade com as etapas de execução da obra;

    c) especificação técnica das proteções coletivas e individuais a serem utilizadas;

    d) Cronograma de implantação das medidas preventivas definidas no PCMAT em conformidade com as etapas de execução da obra. (Alterado pela Portaria SIT n.º 296/2011).

    e) Layout inicial e atualizado do canteiro de obras e/ou frente de trabalho, contemplando, inclusive, previsão de dimensionamento das áreas de vivência. (Alterado pela Portaria SIT n.º 296/2011).

    f) programa educativo contemplando a temática de prevenção de acidentes e doenças do trabalho, com sua carga horária.

     

    18.3.2. O PCMAT deve ser elaborado por profissional legalmente habilitado na área de segurança do trabalho. (Alterado pela Portaria SIT n.º 296/2011).

     

    18.3.3. A implementação do PCMAT nos estabelecimentos é de responsabilidade do empregador ou condomínio.

     

    8.3.1.1. O PCMAT deve contemplar as exigências contidas na NR 9 - Programa de Prevenção e Riscos Ambientais.

     

    18.3.1.2. O PCMAT deve ser mantido no estabelecimento à disposição do órgão regional do Ministério do Trabalho e Emprego - MTE.

     

    18.25.5 A utilização de veículos, a título precário para transporte de passageiros, somente será permitida em vias que não apresentem condições de tráfego para ônibus. Neste caso, os veículos devem apresentar as seguintes condições mínimas de segurança:

     

    e) o material transportado, como ferramentas e equipamentos, deve estar acondicionado em compartimentos separados dos trabalhadores, de forma a não causar lesões aos mesmos numa eventual ocorrência de acidente com o veículo;

     

     

    18.22 Máquinas, equipamentos e ferramentas diversas

    18.22.1 A operação de máquinas e equipamentos que exponham o operador ou terceiros a riscos só pode ser feita por trabalhador qualificado e identificado por crachá.

    18.22.5 O abastecimento de máquinas e equipamentos com motor a explosão deve ser realizado por trabalhador qualificado, em local apropriado, utilizando-se de técnicas e equipamentos que garantam a segurança da operação.

    (...)

     

  • Se é obrigatório para 20 é obrigatório para 50!!!! Se fosse CESPE, provavelmente, essa questão estaria correta!

  • Resposta absurda dessa banca! Alternativa A esta errada, pois está restringindo apenas para o Engenheiro de Segurança do Trabalho, e a norma fala de profissional legalmente habilitado na área de segurança do trabalho


    Alternativa B está certa, o PCMAT é obrigatório sim para obras acima de 50 empregados, pois conforme a NR 18, é obrigatório com 20 empregados ou mais.

  • Analisando as atribuições dos Técnicos de Segurança do Trabalho verificamos que os mesmos não possuem atribuição de projetar, dimensionar e especificar materiais das proteções coletivas, que são de competência exclusiva definidas para determinadas categorias profissionais registrados no sistema CONFEA/CREA e, considerando que o projeto, dimensionamento e especificação de proteções coletivas são partes integrantes do programa, concluímos que tão somente os Engenheiros de Segurança do Trabalho devidamente registrados no sistema CONFEA/CREA, possuem a atribuição para elaboração e execução Trabalho na Indústria da Construção – PCMAT.

  • Nota Técnica de 96/2009 - Dispoe que a elaboração seja do PCMAT cabe ao Engenheiro de Segurança do Trabalho.

    Para fins de provas o PCMAT deve ser elaborado por profissional legalmente Habilitado na área de Segurança do Trabalho.

    Acho que a banca tomou com verdade a Nota Técnica citada.

  • questão mal elaborada

  • o PCMAT é obrigatório para obras ACIMA de 50 trabalhadores? Não! O PCMAT é obrigatório para obras ACIMA de 20 trabalhadores...

    A pergunta acima é totalmente diferente de: " O PCMAT é obrigatório em uma obra com 50 trabalhadores?"

  • Passiva de anulação! A norma não fala que somente Engenheiro de Segurança pode elaborar o PCMAT:

    Fala que deve ser elaborado por profissional legalmente habilitado na área de Segurança do Trabalho.

    Salvo se estiver se referindo à nota técnica 96/2009 que deixa explícito que somente o Eng de Segurança do Trabalho poderá elaborar o documento, porém a banca tem que fazer referência com a nota.