SóProvas


ID
2691154
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

O Business Process Management (BPM) é apontado pela literatura como um paradigma no tema de gerenciamento de processos, o qual

Alternativas
Comentários
  • Conhecido como Gestão de Processos de Negócio (BPM), em inglês Business Process Management, um sistema tecnológico que além da automação de processos, possibilita um detalhado mapeamento de informações importantes. Com este mapa em mãos, o gestor pode analisar mais profundamente os processos da empresa e elaborar um plano de ação para que eventuais melhorias possam ser realizadas.

  • GABARITO: LETRA A

     

    Retirado do livro de Administração Pública do Augustinho Paludo:

     

    O precursor do BPM foi o sistema de workflow oriundo da década de 1980, que tinha foco na automação do fluxo de trabalho. Os workflows compreendiam um conjunto de softwares utilizados para gerenciar o desempenho da empresa, o que, naturalmente, envolvia os processos de trabalho. De maneira simples, o BPM acrescenta aos antigos workflows a tecnologia de integração de sistemas denominada EAI (Enterprise Application Integration), que permite unir ao workflow o Mapeamento e o Controle dos Processos - além do foco no cliente e da melhoria contínua.

  • BPM e workflow: o que há de semelhante? Ambos possuem o objetivo de automatizar processos fundamentais, eliminar gargalos e cortar redundância para alcançar a máxima eficiência operacional e garantir a qualidade e a sobrevivência das empresas.

    BPM e workflow: o que há de diferente?

    BPM é a sigla para Business Process Management, ou Gerenciamento de Processos de Negócio. Trata-se de um software cujo objetivo é sintetizar, organizar e facilitar os procedimentos empresariais mais complexos, a nível macro e micro ambiental.O principal benefício do BPM é que ele permite a análise e melhoria contínua de todos os processos organizacionais, de modo a reduzir os custos e aumentar a produtividade das empresas.

    Já workflow significa, literalmente, fluxo de trabalho. O diferencial das ferramentas de workflow é que elas possibilitam de maneira objetiva a automação de processos de negócio, uma vantagem competitiva também encontrada nos softwares BPM.

     

    Sendo assim, como diferenciar BPM e workflow? O ponto chave para essa análise avaliativa é saber identificar as situações nas quais as tecnologias são aplicadas.

    Se o processo a ser gerenciado for mais intrincado a utilização do BPM será mais vantajosa, devido a sua amplitude, flexibilidade e sofisticação. Todavia, em cenários menos complicados, o método workflow poderá atender perfeitamente às expectativas.

    Para melhor ilustrar essa comparação, confira uma relação das principais funcionalidades do BPM, dentre as quais, a automação do fluxo de trabalho:

    -Planejamento, definição e modelagem de procedimentos.

    -Automatização de processos. (workflow)

    -Gestão contínua de análise e aprimoramento de todo o fluxo organizacional.

    -Business Intelligence ou Inteligência Empresarial: converte dados e informações quantitativas em qualitativas.

    -Monitoramento ativo e em tempo real de todos os processos.

    -Enterprise Application Integration (EAI): aplicação que viabiliza a interação e cooperação entre os diferentes sistemas corporativos.

  • Sobre o item B) tem por objetivo a padronização de processos, partindo do conceito de reengenharia que apregoa o modelo vertical de gestão

    Reengenharia: representa a introdução de inúmeras mudanças dramáticas, dentre elas, a instauração de um ambiente diversificado, com mais atribuições e menos níveis hierárquicos. Objetivo: tornar a organização mais competitiva através de um enfoque de gerenciamento mais eficaz das operações e processos e da reorientação de sua postura estratégica.