-
A gestão estratégica de pessoas por competências pressupõe:
1- O diagnóstico das competências enssenciais à organização, isso é feito por meio de reuniões com gerentes e equipes para discutir e identificar as competências prioritárias.
2- Elaboração da matriz de competência para cada área da empresa, por exempo, produção, finanças ente outros..
3- Descrições das competências para que possam ser compreendidas por todos sem qualquer dúvida ou dissonância.
-
O gap de competência é encontrado quando se percebe a discrepância entre as competências necessárias e as competências existentes nas organizações. Ao longo do tempo, se considerarmos um cenário sem treinamento e capacitações, as competências perdem a sua importância e relevância. Ao mesmo tempo, as competências necessárias são renovadas e são cobradas cada vez mais.
O mapeamento e mensuração por competências é a base de toda a gestão por competências. Por meio das atividades que o cargo executa no dia a dia, é realizado o mapeamento das competências técnicas e comportamentais (CHA) para cada uma das atividades. Depois disso, é feita a mensuração do grau ideal para o cargo, isto é, o quanto o cargo precisa de cada uma das competências para atingir os objetivos da empresa. O resultado do mapeamento e mensuração é a identificação do perfil comportamental e técnico ideal para cada cargo ou função.
Ribas (2016)
-
Letra (b)
O Mapeamento de Competências serve para definir essas competências necessárias. Uma empresa que tem as competências definidas sabe exatamente o que esperar de cada funcionário. É importante ter o processo de mapear as competências necessárias porque assim você consegue descobrir os principais gaps de competências dentro da empresa para você alcançar a sua estratégia empresarial e melhorar a performance dos resultados.
Fonte: https://blog.luz.vc/o-que-e/mapeamento-de-competencias/
-
Parece que a FCC muda constantemente seus posicionamentos, vejam:
Q771075 Ano: 2013 Banca: FCC Órgão: TRT - 15ª Região (SP)
Considere as afirmativas abaixo acerca da gestão POR competências.
I. Grupo focal é um dos instrumentos utilizados para identificação das competências necessárias a uma organização e consiste em uma entrevista coletiva.
II. A primeira etapa da gestão POR competências corresponde à definição de missão, visão de futuro e objetivos estratégicos da organização.
III. O mapeamento das competências corresponde ao critério de alocação dos colaboradores da organização na sua estrutura.
Esta correto o que se afirma APENAS em
a) III.
b) II e III.
c) I e III.
d) I e II.
e) I
Gabarito D
-
Administração e seus inúmeros doutrinadores... vamos lá!
Etapas da gestão por competências - por Andreia Ribas:
i) elaboração da estratégia organizacional
ii) definição dos indicadores de desempenho
no nível individual e no organizacional
iii) mapeamento das competências necessárias
iv) mapeamento das competências existentes
v) análise comparativa das competências necessárias e existentes e identificação das lacunas (gaps) de competência
vi) plano de ação de gestão por competências para minorar os gaps
vii) acompanhamento e avaliação: via avaliação de desempenho
viii) retribuição: remuneração
Etapas da gestão por competências - por Chiavenato:
i) diagnóstico das competências essenciais à organização (via reuniões com gerentes e equipes para discutir e identificar as competências prioritárias)
ii) elaboração da matriz de competências para cada área da empresa (marketing, produção, finanças, RH) cada área também tem as suas competências essenciais.
iii) descrição das competências para que possam ser compreendidas por todos sem qualquer dúvida ou dissonância.
iv) definição de objetivos e indicadores de desempenho organizacional: para medir as competências e saber se elas estão sendo integradas às equipes de trabalho.
v) paralelamente, a formulação de planos operacionais: inclusão das competências essenciais aos planos de seleção, treinamento, remuneração individual e de equipes etc.
-
A Gestão por Competências deve detectar as competências que são importantes para a realização das atividades de uma função/cargo, isto é, as competências que um funcionário deve possuir para exercer bem uma determinada função.
O ciclo básico da Gestão por Competências pode ser resumido em quatro fases:
1- Mapeamento: identifica as competências necessárias para garantir a competitividade da organização e a adequação do perfil dos colaboradores ao perfil exigido pelas funções/cargos.
2- Avaliação: analisa se o nível de proficiência dos funcionários em relação a cada competência necessária para a boa execução das atividades da função está adequado.
3- Desenvolvimento: promove a aprendizagem e treinamento das competências cujos níveis de proficiência encontram-se abaixo das necessidades técnicas e comportamentais exigidas pela função/cargo.
4- Monitoramento: Verifica constantemente os efeitos que o processo de desenvolvimento produziu e inicia novamente o ciclo da Gestão por Competências.
-
É óbvio que a primeira etapa é identificar/mapear os objetivos estatégicos da organização, onde ela quer chegar, o que quer atingir para que, só assim, posteriormente se saiba quais são as competências necessárias e que a levarão ao atingimento daqueles objetivos. Como posso antes mapear quais competências necessárias sem saber quais são a visão e missão da organização? Em outras palavras, como vc vai saber para onde chutar se não sabe onde é o gol? Beira o ridículo...
-
Gab: B
~~~~
Um dos modelos de gestão, também aplicáveis à área pública, é o de gestão por competências. De acordo com tal modelo, é necessário realizar um diagnóstico ou mapeamento para identificar as competências técnicas e comportamentais para cada uma das atividades.
-
Em princípio não concordei com o gabarito e marquei a alternativa E, considerada errada pela FCC. Interpretando melhor a questão e tentando entender o porque da letra B, o que me ocorre é que o comando da questão parte do princípio de que a empresa já tem uma estratégia organizacional. O objetivo, então, é aplicar a metodologia de gestão por competências a um contexto estratégico que já existe, bastando, para isso, mapear as competências necessárias. Essa é a interpretação que, para mim, faz sentido para o gabarito.
-
Complementando...
Questões sobre o mesmo assunto:
Q795094 - TRT 24ª
Q782852 - TRT 11ª
Q777858 - TRE-SP
Q840491 - DPE-RS
Q889612 - TRT - 6ª
Q897050 - SABESP
Q886473 - ALESE
-
Gabarito -----> B
mas a questão tá estranha , jurava que era a "E"
-
Eu sabia que a fase inicial era a identificação da MISSÃO, VISÃO E VALORES da organização.
Marquei letra E
-
Gestão por competência é foda! Esse assunto é muito subjetivo!!! Socorro!
Eu jurava que era a letra E.
-
Os objetivos não são mapeados!!!! Mapeadas são as competências existentes e necessárias para alcançar os objetivos : que até então, já estavam definidos no planejamento estratégico da organização. Fica a dica!
-
Pessoal,
Ultimamente, para a FCC, quando ela coloca no enunciado que empresa "fulano de tal" quer implantar a Gestão por Competências, deve se pressupor que ela já está atuando e já definiu sua missão, sua visão e seus valores. Ela já existe, na verdade, e está apenas querendo implantar a Gestão por Competências.
-
GABARITO B
MAS COM CERTEZA ATÉ OS PROFESSORES DE GESTAO DE PESSOAS MARCARIAM A LETRA E
-
A diferença está em : DE ou POR
Gestão DE Competência você deve olhar para o todo, ou seja, para ações voltadas para a ORGANIZAÇÃO.
Quando se falar em Gestão POR Competência as suas características estão relacionadas ao CARGO.
-
Questão bem maldosa: o erro da letra E é afirmar que os objetivos são mapeados e as competências identificadas. É o contrário: os objetivos são propostos (identificados) e as competências são mapeadas.
Se eu resolver essa questão 30 vezes, errarei as 30.
-
Levando em conta a interpretação de texto, como a organização pretende adotar a gestão por competências, o presuposto é que ela já era dotada de planejamento estratégico, logo pode ir para etapa do levantamento de competências.
-
Coloquei essa questão na sequência da passada para que você possa enxergar o entendimento da banca FCC. Para ela, o mapeamento ocorre na fase inicial do ciclo da gestão por competências. Além disso, não se mapeiam objetivos, o que se mapeia são COMPETÊNCIAS. Mapeiam-se primeiramente as competências requeridas, depois as competências existentes e, por último, identifica-se o gap de competências. Assim, a FCC dá a entender que nomeia como competências necessárias exatamente a diferença entre as competências requeridas e as competências existentes (gap de competências).Então, a identificação desse gap, ou das competências necessárias, é justamente a etapa de mapeamento. Na letra e) os objetivos estratégicos são formulados na etapa 1 do ciclo, e não mapeados. Lembrando que as competências podem ser tanto habilidades técnicas como comportamentais.
Gabarito: B
-