-
GABARITO D
A) O acréscimo de uma vírgula imediatamente após "Mas" em Mas se a obra for de autoria de um artista urbano (3° parágrafo) separaria a conjunção da oração por ela introduzida, mantendo a frase correta.
B) A frase iniciada por Muitas vezes o próprio material já define (3° parágrafo) introduz um exemplo coincidente com os critérios aventados na frase anterior, de modo a sugerir o mesmo ponto de vista.
C) Em Já me perguntei: por que é que se precisa desse museu? (2°parágrafo), caso se suprimam os dois-pontos e o ponto de interrogação, deverá também se manter a grafia de “por que”.
D) gabarito.
E) Em por que é que se precisa desse museu? (2° parágrafo), a supressão do segmento sublinhado, por ser expletivo, não acarreta erro de sintaxe à frase.
-
GAB D
A- INCORRETA. A vírgula serviria para separar uma oração condicional (introduzida pelo SE condicional). A vírgula que separa a oração adversativa viria antes do MAS, não depois. No caso em tela, a oração começou após ponto final.
B - INCORRETA. A frase traz mais um exemplo na mesma linha de raciocínio, isto é, no argumento de que a obra não é tratada como “arte” propriamente dita, nesse caso, pelo próprio material.
C - INCORRETA.Se for suprimido o ponto de interrogação, a interrogativa vai virar uma “interrogativa indireta”. Contudo, isso em nada muda o “por que”, que deve ser separado em interrogativas diretas e indiretas, igualmente. Usamos “porque” junto nas respostas, como conjunção.
D - CORRETO. a banca usa “relativizam” justamente porque as aspas indicam que esse conceito de “pessoas certas” é relativo e também é relativo aquilo que é considerado “ocidental”. Isso porque a arte indígena é produzida no mesmíssimo ocidente em que é produzida a arte “considerada ocidental”. Em outras palavras, “ocidental” pode variar de sentido e não se aplicado a um objeto que é objetivamente, geograficamente ocidental, mas não é considerado “arte ocidental”, mas sim arte indígena, ou rural, ou do folclore etc…
E- INCORRETO. Justamente o contrário: por ser expletivo, NÃO acarreta erro de sintaxe à frase.
Prof. Felipe Luccas
-
Complementando...
Sempre que houver algum verbo no subjuntivo ou no futuro do pretérito do indicativo, vai haver o sentido hipotético. No caso da alternativa (d) o verbo é o "poderia" que está no futuro do pretérito.
Essa foi a 2º questão da mesma prova que a FCC jogou com esses verbos. Vejam: Q897085
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Confira o meu material gratuito > https://drive.google.com/drive/folders/1sSk7DGBaen4Bgo-p8cwh_hhINxeKL_UV?usp=sharing
-
Pessoal, fiquei com uma dúvida na alternativa a. No curso de português aprendi que a conjunção 'mas' não pode ser deslocada na frase e não aceita uma vírgula posterior como recurso estilístico. O único caso de vírgula posterior ao 'mas' seria por termo intercalado.
Entretanto, acredito que essa questão não seja o caso de termo intercalado. Então onde está o erro? Alguém pode ajudar?
-
Tenho a mesma dúvida do colega Michel Silva
-
a) O acréscimo de uma vírgula imediatamente após "Mas" em Mas se a obra for de autoria de um artista urbano(3° parágrafo) separaria a conjunção da oração por ela introduzida, tornando a frase incorreta.
"Mas se a obra for de autoria de um artista urbano, cujo currículo seja adequado, ou seja, se tiver estudado com “as pessoas certas”, aí sim ele pode iniciar o caminho para que se torne um artista reconhecido".
A oração ficaria: Mas, se a obra for de autoria de um artista urbano, cujo currículo......
A vírgula serviria para separar uma oração condicional (introduzida pelo SE condicional). Em regra a vírgula que separa a oração adversativa viria antes do MAS, não depois. Na questão, a oração começou após ponto final.
https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/prova-comentada-sabesp-fcc-portugues/
-
Mesma dúvida do colega Michel
-
Edmir Dantes, criou outro perfil mas continua mandando essas mensagens insuportáveis?
Pega leve, campeão
-
Pessoal leiam essa publicação sobre a vírgula e a conjunção "mas", muito interessante > https://novaescola.org.br/conteudo/202/dempre-devo-usar-virgula-antes-da-palavra-mas
-
* Porque (junto e sem acento) é usado principalmente em respostas e em explicações. Indica a causa ou a explicação de alguma coisa, pode ser substituído por:pois;visto que; uma vez que;por causa de que;dado que. Ex : Choro porque machuquei o pé.
*Por que (separado e sem acento) pode ser usado para introduzir uma pergunta ou para estabelecer uma relação com um termo anterior da oração.Possuindo um caráter interrogativo, por que é usado para iniciar uma pergunta, podendo ser substituído por: por que motivo;por qual motivo;por que razão. Ex:Por que você não foi dormir?
*Por que relativo :Estabelecendo uma relação com um termo antecedente, por que é usado como elo de ligação entre duas orações, podendo ser substituído por:pelo qual;pela qual;pelos quais;pelas quais. Ex: Não achei o caminho por que passei..
*Por quê (separado e com acento) é usado em interrogações. Aparece sempre no final da frase, seguido de ponto de interrogação ou de um ponto final.Ex:Você não comeu? Por quê?
*Porquê (junto e com acento) é usado para indicar o motivo, a causa ou a razão de algo.Aparece quase sempre junto de um artigo definido (o, os) ou indefinido (um, uns), podendo também aparecer junto de um pronome ou numeral.Porquê pode ser substituído por:o motivo;a causa.Ex:Todos riam muito e ninguém me dizia o porquê.
obs:Porquê é um substantivo masculino, podendo sofrer flexão em gênero: o porquê, os porquês.
-
Preguiça dessas questões enormes da FCC, dependendo do tamanho da prova, o jeito é deixar um monte em branco. Está querendo ser ESAF (rs).
-
-
POR SER EXPLETIVA, ELA SÓ É USADA PARA REALÇAR O QUE SE QUER DIZER, DESSE MODO, SUA RETIRADA NÃO ACARRETA ERRO GRAMATICAL NEM DE SENTIDO À ORAÇÃO.