SóProvas


ID
2691367
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Os conflitos são inerentes à convivência de grupos. No que concerne à sua abordagem no ambiente organizacional, diferentes teorias se sucederam para definir a melhor forma de tratar o conflito, sendo que aquela denominada interacionista, difundida a partir da década de 1970, sustentava que

Alternativas
Comentários
  • A visão da importância e a forma de tratar o conflito vêm mudando ao longo dos anos:

    Tradicional: A abordagem mais antiga parte do princípio de que todo conflito é ruim. O conflito é danoso e deve ser evitado;

    Relações humanas: A conceituação de relações humanas argumenta que o conflito é uma ocorrência natural nos grupos e organizações. Por ser inevitável, esta escola defende a aceitação dele. O conflito não pode ser eliminado e pode até ser benéfico, mas, de qualquer forma, ainda deve ser evitado, quando possível;

    Interacionista:Enquanto a abordagem de relações humanas aceita o conflito, a visão interacionista o encoraja, no sentido de que um grupo harmonioso, pacífico, tranquilo e cooperativo está na iminência de tornar-se estático, apático e insensível à necessidade de mudança e inovação. Os líderes de grupo devem manter constantemente um nível mínimo de conflito – o suficiente para fazer com que o grupo continue viável, autocrítico e criativo.

     

    RUMO A CLDF 2018

  • A) A "B" responde.

     

    B) Gabarito

     

    C) Os conflitos não são necessariamente negativos; a maneira como lidamos com eles é que pode gerar algumas reações.

     

    D) Em certos momentos e em determinados níveis, o conflito pode ser considerado necessário, caso não queira entrar num processo de estagnação, a fim de estimular o potencial de inovação da empresa.

     

    E) Refere-se a negociação e não a um conflito.

    Ø Negociação Distributiva: para um lado ganhar o outro tem que perder.

    Ø Negociação Integrativa: existem alternativas de ação que possam melhorar a situação das duas partes. Negociação “ganha-ganha”.Parte superior do formulário

     

    http://www.administradores.com.br/artigos/tecnologia/conflitos-nas-organizacoes/23111/

  • Robbins define conflito como um processo que tem início quando alguém percebe que outra parte afeta, ou pode afetar, negativamente alguma coisa que considera importante. Segundo o autor, há três visões diferentes de conflitos:

    VISÃO TRADICIONAL: é a abordagem mais antiga e parte do princípio de que todo conflito é prejudicial e deve ser evitado. Seria uma disfunção resultante de falhas de comunicação, falta de abertura e da desconfiança entre as pessoas, bem como do fracasso dos gestores em atender as necessidades e aspirações de seus funcionários.
    VISÃO DE RELAÇÕES HUMANAS: argumenta que o conflito é uma ocorrência natural nos grupos e organizações. Por ser inevitável, defende a sua aceitação. Afirmam que não pode ser eliminado e há ocasiões em que ele pode ser até benéfico para o desenvolvimento do grupo.
    VISÃO INTERACIONISTA: Encoraja o conflito, no sentido de que um grupo harmonioso, pacífico, tranquilo e cooperativo está na iminência de tornar-se estático, apático e insensível à necessidade de mudança e inovação. Portanto, encoraja os líderes de grupos a manterem constantemente um nível mínimo de conflito, o suficiente para fazer com que o grupo continue viável, autocrítico.

    Prof. Sandro Monteiro - Ponto dos Concursos

  • Visão Tradicional: todo conflito é Danoso e deve ser Evitado.

    Visão das Relações Humanas: conflito é Natural e Inevitável nos grupos.

    Visão Interacionalista: o conflito não é apenas uma força positiva em um grupo, como também absolutamente necessário para um desempenho eficaz, afim de que o grupo continue viavel e autocritico.

  • Letra (b)

     

    A visão interacionista

     

    Enquanto a abordagem de relações humanas aceita o conflito, a visão interacionista o encoraja, no sentido de que um grupo harmonioso, pacífico, tranquilo e cooperativo está na iminência de tornar-se estático, apático e insensível à necessidade de mudança e inovação. A principal contribuição desta abordagem, portanto, é encorajar os líderes de grupos a manter constantemente um nível mínimo de conflito – o suficiente para fazer com que o grupo continue viável, autocrítico e criativo.

     

    Robbins (2005, p. 326)

  • GAB. B

     

    Abordagens da gestão de conflitos:

     

    Tradicional:

    Sempre negativo

    Deveria ser evitado a qualquer custo

    Se existe o conflito é porque existe incompetência do gestor

     

    Humanista:

    O conflito começa a ser visto como algo natural

    Sempre vai existir

    Traz efeitos negativos e positivos

    Deve ser gerenciado

     

    Interacionista:

    Abordagem atual

    O conflito deve ser estimulado, pois aumenta a competitividade da empresa

  • GABARITO: B.

    TRADICIONAL: Todo conflito é considerado ruim e, por isso, deve ser evitado.

    RELAÇÕES HUMANAS: Conflito é uma consequência natural e inevitável, podendo ter o potencial de ser uma força positiva. No entanto, ainda é indesejado.

    INTERACIONISTA: O conflito pode ser uma força positiva, além de ser, em alguns casos, necessário para o desempenho eficaz do grupo.

    (Ribas & Salim, 2013)