SóProvas


ID
2691640
Banca
CEPS-UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

“O Balanced Scorecard (BSC) foi desenvolvido por Kaplan e Norton, sendo considerado um instrumento gerencial que procura avaliar resultados a partir da mensuração de ativos tangíveis e intangíveis de uma empresa, como produtos e serviços de qualidade, funcionários competentes e motivados, processos eficientes e clientes satisfeitos. O instrumento BSC traduz a missão, a visão e a estratégia organizacionais em objetivos, ações e medidas - de curto, médio e longo prazos - organizados segundo quatro diferentes dimensões (perspectivas) de desempenho: financeira; clientes; processos internos; aprendizado e crescimento”.

(Trecho adaptado da publicação “Gestão de desempenho por competências: integrando a gestão por competências, o balanced scorecard e a avaliação 360 graus”. BRANDÃO et al, 2008. p. 881).

Tendo como base a análise do texto acima e a temática “As Dimensões do Balanced Scorecard”, pode-se afirmar corretamente:

I A dimensão “Clientes” traduz a missão e a estratégia da empresa em objetivos específicos para segmentos focalizados que podem ser comunicados a toda a organização.
II Para a dimensão do BSC “Aprendizado e Crescimento” o foco é na identificação dos pontos mais críticos e nos objetivos dos clientes.
III A dimensão “Processos Internos” orienta o aperfeiçoamento de processos críticos em que a organização precisa de excelência.

Está (ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

Alternativas
Comentários
  • Perspectiva financeira: O BSC deve contar a história da estratégia, começando pelos objetivos financeiros de longo prazo e relacionando-os às ações que precisam ser tomadas em relação às demais perspectivas, para que o desempenho econômico seja alcançado no longo prazo.

    Perspectiva dos clientes: A perspectiva dos clientes do BSC traduz a missão e a estratégia da empresa em objetivos específicos para segmentos focalizados que podem ser comunicados a toda a organização . Além disso, permite a clara identificação e avaliação das propostas de valor dirigidas a esses segmentos.

    Perspectiva dos processos internos: Constitui-se na análise dos processos internos da organização, incluindo a identificação dos recursos e das capacidades necessárias para elevar o nível interno de qualidade Contudo, cada vez mais frequentemente, os elos entre os processos internos da companhia e os de outras, das companhias colaboradoras, estão muito unidos, a ponto de exigirem que também sejam considerados. O BSC considera os processos internos de toda a cadeia de valor da empresa e inclui o processo de inovação, de operações e de pós-venda.

    Perspectiva do aprendizado e crescimento: O objetivo desta perspectiva é oferecer a infraestrutura que possibilita a consecução de objetivos ambiciosos nas outras perspectivas. A habilidade de uma organização inovar, melhorar e aprender relaciona-se diretamente com seu valor. Essa perspectiva apresenta objetivos voltados à capacidade dos funcionários, dos sistemas de informação e à motivação, empowerment e alinhamento

     

    I - Certo

    II - Errado

    III - Certo 

     

    administradores.com.br