O Balanced Scorecard é um modelo de gestão estratégica que prioriza o equilíbrio organizacional a partir de quatro perspectivas: financeira, clientes, processos internos e aprendizado e crescimento. Nesse contexto, as perspectivas podem ser descritas assim:
> PERSPECTIVA FINANCEIRA: relaciona-se normalmente com indicadores de lucratividade, como receita líquida, margem líquida, retorno sobre o investimento, entre outros.
> PERSPECTIVA DOS CLIENTES: geralmente envolve indicadores como: satisfação dos clientes, retenção de clientes, lucro por cliente e participação de mercado. Busca-se identificar os segmentos (de clientes e de mercados) em que a empresa atuará e as medidas de desempenho que serão aceitas.
> PERSPECTIVA DE PROCESSOS INTERNOS: mapeia os processos que causam o maior impacto na satisfação dos consumidores e na obtenção dos objetivos financeiros da organização.
> PERSPECTIVA DO APRENDIZADO E DO CRESCIMENTO: identifica as medidas que a empresa deve tomar de modo a se capacitar para os desafios futuros.
A questão cobrou conhecimento sobre o Balanced Scorecard e pediu o único item correto em relação a essa ferramenta.
O Balanced Scorecard (BSC) “é um sistema de gestão estratégica que foca na implementação e acompanhamento estratégico, permitindo alinhar o planejamento estratégico ao operacional, integrando as unidades de negócios, de apoio, equipes e indivíduos em torno das metas organizacionais gerais, a partir da utilização de um conjunto equilibrado de indicadores financeiros e não financeiros”. (MOREIRA, 2019, PÁG. 473)
Esse sistema possui quatro perspectivas: a financeira, a de processos internos, a de crescimento e aprendizagem e a de clientes.
Fonte: MOREIRA, E. A. L. Administração Geral e Pública para Concursos. 4ed. Jusposdium (pág. 474 a 476)
Analisando as alternativas:
A- INCORRETA. Na realidade, a ferramenta estratégica BSC está cada vez mais sendo considerada na Gestão Pública moderna e não induz à cultura com pouco empreendedorismo.
B- INCORRETA. O BSC pode ter objetivos a curto, médio e longo prazo.
C- INCORRETA. A perspectiva "aprendizagem e crescimento" trata justamente dessa parte.
D- CORRETA. Um exemplo de como a comunicação é facilitada em órgãos públicos é a presença dos mapas estratégicos feitos a partir do BSC e que mostram seus objetivos e metas de forma clara para cada dimensão.
E- INCORRETA. Não são rígidos. O consenso é que o planejamento estratégico é flexível, logo pode-se haver alterações, correções e acréscimos ao longo de sua vigência.
GABARITO DA MONITORA: LETRA D