SóProvas


ID
2691649
Banca
CEPS-UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

“O mapa estratégico contém objetivos, metas e ações, interligados por uma relação de causa e efeito ao longo do tempo, distribuídos em quatro dimensões de gestão: financeira, clientes, processos internos e aprendizado e crescimento”.

(Trecho extraído do livro “Balanced Scorecard: conceitos e guia de implementação” de Ana Paula Paulino da Costa. 1ª ed. 3ª reimpr. São Paulo: Atlas, 2008, p. 11)

Após análise do texto acima e no que tange ao tema “Mapa Estratégico”, selecione a opção que completa corretamente a frase a seguir.

O mapa estratégico tem como...

Alternativas
Comentários
  • Gabarito dado como E.

     

     

    O plano é o produto do planejamento.
    O plano é o elo entre o processo de elaboração do planejamento e a sua implementação. O plano identifica e ordena as ações neces­sárias para atingir os objetivos, e traz consigo o mapa estratégico da organização.
    Antônio Maximiano (2000) ensina que “os planos das organizações precisam ser explicitados, formalizados e escritos, para documentação, comunicação, definição de responsabilidades, atendimento de exigências legais, avaliação e aprovação”.
    O plano deve ser impresso e colocado à disposição das lideranças para que possa ser consultado sempre que se fizer necessário: principalmente na fase de implementação.
    Finalizado o processo de elaboração do plano estratégico – concretizado num documento que contém todas as etapas do processo de planejamento –, deve-se, num primeiro momento, desmembrar esse plano em nível tático para todas as áreas da organização.
    O plano estratégico é genérico e não especifica os meios para sua execução. Os planos táticos ou setoriais são menos genéricos e constituídos para cada área funcional da organização (finanças, produção, recursos humanos etc.).
    Esses planos devem estar alinhados com a missão, a visão, os objetivos gerais e a estratégia adotada. Podem ser organizados em forma de programas, contendo documentos que detalhem para cada área as políticas, diretrizes, metas e medidas instrumentais. Os programas contêm um conjunto de ações e projetos a ser executado e preocupam-se em alcançar um objetivo específico do plano estratégico.
    Em seguida, os planos setorizados devem também ser desmembrados em planos operacionais, que descrevam “como” a organização deve fazer para implementar os planos de cada área funcional. Esses planos correspondem a “projetos operacionais”, ações e atividades a serem executadas, com responsabilidades definidas, prazos de execução e metas de resultados esperados.
    Há quem prefira denominar esse desmembramento de estrutura analítica do projeto – um documento que define as atividades necessárias para o atendimento do escopo do projeto. Essas atividades deverão ser fracionadas até que se obtenha um nível de detalhamento que permita o estabelecimento do tempo de duração e dos recursos que serão utilizados.