SóProvas


ID
2691655
Banca
CEPS-UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Jorge é servidor público federal, sendo ocupante do cargo de Administrador. A sua função é de Diretor da área de gestão de pessoas de uma Universidade Pública. Em uma reunião de planejamento estratégico, Jorge ficou responsável pela implantação da gestão de desempenho de aproximadamente 3.000 (três mil) servidores. De acordo com a literatura, atualmente a tendência na gestão de pessoas é adotar sistemas de gerenciamento do desempenho que sejam orientados a resultados, participativos e evolucionários.

O desafio foi apresentado para Jorge, mas ele precisa conhecer mais sobre a temática “gestão de desempenho” nas organizações públicas. Assim, considera-se correto afirmar que:

I a gestão de desempenho não tem o objetivo de identificar os pontos fortes e fracos do desempenho individual do servidor.
II é responsável em atuar de maneira integrada com a área de capacitação, com o objetivo de propor ações de capacitação e desenvolvimento para os servidores.
III atua apenas na identificação dos servidores com excelente desempenho.
IV o gestor e o servidor devem estabelecer prioridades e determinar metas e objetivos.
V a gestão de desempenho demanda que o gestor elabore um plano de desempenho formal para cada servidor.

Está correto o que se afirma apenas em:

Alternativas
Comentários
  • D)

     

    2. GESTÃO DO DESEMPENHO
    Um conceito mais amplo que o de avaliação de desempenho é o de gestão do desempenho, que se apresenta atualmente como o modelo mais completo para o acompanhamento do desempenho dos colaboradores, por abranger o planejamento, acompanhamento e avaliação do desempenho, com o intuito de melhorar o trabalho, objetivando estimular o alcance de metas organizacionais e a promoção do desenvolvimento dos recursos humanos. O planejamento, a partir da missão, visão, análise do ambiente interno e externo da empresa, identifica as metas a serem alcançadas. Em seguida, vem o acompanhamento das ações, para verificar se estão de acordo com as metas estabelecidas, identificar as discrepâncias entre as ações realizadas e esperadas e, então, desenhar as ações de desenvolvimento e capacitação.
    A gestão do desempenho envolve não só a avaliação de desempenho, mas todo o ciclo para que ela ocorra. Esta gestão é fundamental, pois só assim a organização sabe o valor que cada um está agregando à organização, quais os resultados e como aproveitá-los melhor.
    O ciclo de desempenho é estruturado para permitir à organização conhecer e avaliar a contribuição de cada colaborador e de cada equipe para o bom desempenho da empresa, como acompanhar eficazmente esses desempenhos e que instrumentos utilizar para avaliá-los. Para isso, a gestão de desempenho passa pelas seguintes etapas:
    • Planejamento: a partir do plano estratégico da organização, é realizado o diagnóstico da situação atual, que constitui fonte de informação relevante à definição de objetivo, resultados e metas. Objetivos e metas devem ser definidos de modo compartilhado entre a liderança e os liderados. A identificação e a construção de medidas para verificar o grau de afastamento ou de aproximação do desempenho desejado também são realizadas nessa etapa. A validade das medidas é uma questão crítica em qualquer sistema dessa natureza. Quanto maior o alinhamento entre as medidas construídas para mensurar o desempenho humano e as modeladas para mensurar o desempenho organizacional, maior a validade das informações geradas.
    • Acompanhamento: é a etapa do ciclo do processo de gestão do desempenho que objetiva a sustentação do foco das demandas essenciais do cliente, refletida no plano estratégico e, portanto, assegurando a conexão entre objetivos e resultados. Caracteriza-se pela orientação do trabalho, principalmente a partir de feedback a respeito do desempenho observado.
    O principal desta etapa são as avaliações intermediárias, insumos ao aperfeiçoamento do processo de avaliação, dos resultados obtidos, do perfil de competência e, fundamentalmente, da parceria liderança-equipe.
    • Avaliação: etapa que formaliza periodicamente o diagnóstico do desempenho individual e da equipe. É o momento do ciclo de desempenho destinado a identificar, analisar e avaliar a discrepância entre desempenhos esperados e obtidos e verificar os respectivos impactos no desempenho organizacional.