SóProvas


ID
2692924
Banca
UNIFAP
Órgão
UNIFAP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Interessado na aquisição de conhecimento multidisciplinar, Tibério solicitou transferência para o Departamento Financeiro da UNIFAP. Foi atendido em seu pleito e logo precisou conhecer os procedimentos inerentes à administração financeira governamental. Um dos assuntos fundamentais a esse respeito refere-se aos estágios da despesa. Considerando esta temática, assinale a alternativa CORRETA, quanto à adequada sequência dos estágios da despesa:

Alternativas
Comentários
  • Gab. A

     

    A despesa autorizada na Lei Orçamentária Anual percorre três estágios ou fases. A etapa de execução compreende os “estágios” ou fases da despesa orçamentária pública na forma prevista na Lei no 4.320/1964: empenho, liquidação e pagamento.

     

     

     

     

    Augustinho Paludo - Orçamento Público,  AFO e LRF - 5ª edição - pag. 207

  • Gab. A

     

    Estágios da despesa ----> ELP

    1°   Empenho------> Cria para o estado obrigação de pagamento.

    2°   Liquidação-----> Verifica por meio de documentos o direito do credor.

    3°   Pagamento-----> Entrega de numerário ao credor.

  •                              MACETIN

     

    ELIPA  = EMPENHO  LIQUIÇADAO PAGAMENTO .

     

     

     

    GAB : A

  • empenho, liquidação e pagamento.

     

  • Empenho, liquidação e pagamento.

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre os estágios da despesa, marcando a alternativa que os apresenta.

    Os estágios de execução da despesa são:

    EMPENHO: de acordo com o art. 58 da Lei nº 4.320/1964, cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição. Consiste na reserva de dotação orçamentária para um fim específico.

    LIQUIDAÇÃO: previsto no art. 63 da Lei nº 4.320/1964, a liquidação consiste na verificação do direito adquirido pelo credor e tem como objetivos: apurar a origem e o objeto do que se deve pagar; a importância exata a pagar; e a quem se deve pagar a importância, para extinguir a obrigação.

    PAGAMENTO: o pagamento consiste na entrega de numerário ao credor e só pode ser efetuado após a regular liquidação da despesa.

    Logo, podemos concluir que a alternativa "A" é a correta.

    GABARITO: A

    Fonte:

    LEI No 4.320, DE 17 DE MARÇO DE 1964