SóProvas


ID
2693176
Banca
UNIFAL-MG
Órgão
UNIFAL-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com relação ao vencimento e à remuneração, está em conformidade com a Lei nº 8.112/1990 a afirmação de que:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

     

    Lei 8.112/90

     

    a) Art. 47. O servidor em débito com o erário, que for demitido, exonerado ou que tiver sua aposentadoria ou disponibilidade cassada, terá o prazo de sessenta dias para quitar o débito.

     

    b) Art. 48. O vencimento, a remuneração e o provento não serão objeto de arresto, sequestro ou penhora, exceto nos casos de prestação de alimentos resultante de decisão judicial.

     

    c) Art. 41. Remuneração é o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecuniárias permanentes estabelecidas em lei.

     

    d) Art. 40. Vencimento é a retribuição pecuniária pelo exercício de cargo público, com valor fixado em lei.

  • A)  Art. 47.  O servidor em débito com o erário, que for demitido, exonerado ou que tiver sua aposentadoria ou disponibilidade cassada, terá o prazo de sessenta dias para quitar o débito.          

                    

            Parágrafo único.  A não quitação do débito no prazo previsto implicará sua inscrição em dívida ativa

    .    

    B)     Art. 48.  O vencimento, a remuneração e o provento não serão objeto de arresto, seqüestro ou penhora, exceto nos casos de prestação de alimentos resultante de decisão judicial.


    C)   Art. 40.  Vencimento é a retribuição pecuniária pelo exercício de cargo público, com valor fixado em lei.


    obs: a alternativa diz remuneração, correto é o Vencimento.


    D) Art 40.  § 3o  O vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens de caráter permanente, é irredutível.


    obs: a alternativa diz Redutível, correto é Irredutível

  • GABARITO A.

  • LETRA A CORRETA

    LEI 8.112

    Art. 47.  O servidor em débito com o erário, que for demitido, exonerado ou que tiver sua aposentadoria ou disponibilidade cassada, terá o prazo de sessenta dias para quitar o débito. 

  • GABARITO: LETRA A

    Art. 47.  O servidor em débito com o erário, que for demitido, exonerado ou que tiver sua aposentadoria ou disponibilidade cassada, terá o prazo de sessenta dias para quitar o débito.               

    Parágrafo único.  A não quitação do débito no prazo previsto implicará sua inscrição em dívida ativa.

    FONTE: LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990. 

  • A presente questão trata de tema afeto aos servidores públicos, especialmente em relação ao vencimento e à remuneração, nos termos da Lei n. 8.112/1990.

     

    Passemos a analisar cada uma das alternativas:

     

    A – CORRETA – O servidor em débito com o erário, que for demitido, exonerado ou que tiver sua aposentadoria ou disponibilidade cassada, terá o prazo de sessenta dias para quitar o débito.

     

    Conforme literalidade do art. 47, vejamos:  O servidor em débito com o erário, que for demitido, exonerado ou que tiver sua aposentadoria ou disponibilidade cassada, terá o prazo de sessenta dias para quitar o débito.


    B – ERRADA – O vencimento, a remuneração e o provento não serão objeto de arresto, sequestro ou penhora, inclusive nos casos de prestação de alimentos resultante de decisão judicial.

     

    O erro da assertiva consta na palavra “inclusive”, vejamos: Art. 48.  O vencimento, a remuneração e o provento não serão objeto de arresto, sequestro ou penhora, exceto nos casos de prestação de alimentos resultante de decisão judicial.


    C – ERRADA – Remuneração é a retribuição pecuniária pelo exercício de cargo público, com valor fixado em lei.

     

    O erro da assertiva consta na palavra “remuneração”, vejamos: Art. 40.  Vencimento é a retribuição pecuniária pelo exercício de cargo público, com valor fixado em lei.


    D – ERRADA – O vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens de caráter permanente, é redutível.

     

    O erro da assertiva consta na palavra “redutível”, vejamos: Art. 41.  Remuneração é o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecuniárias permanentes estabelecidas em lei. (...) § 3o  O vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens de caráter permanente, é irredutível.





     

    Gabarito da banca e do professor: A

  • pode parcelar , limite de 10 por cento!!!