SóProvas


ID
2693263
Banca
UNIFAL-MG
Órgão
UNIFAL-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A burocracia é considerada para muitos como um gargalo nas instituições públicas. Por outro lado o cientista Max Weber a defende pela sua importância nas organizações formais da sociedade moderna. De acordo com Maximiano (2006, p. 99), Weber acredita que as pessoas que integram as organizações aceitam algumas pessoas a representarem. Como é entendida essa representação?

Alternativas
Comentários
  • Fiz a leitura pausadamente e ainda não conseguir entender a letra A. Errei ao entender que o instituto da representação está relacionada à democracia, letra B

  • Essa questão temos que nos ater aos conceitos de Weber. A questão nos empurra à Democracia, porém Weber não nos fala sobre Democracia na Teoria da Administração. LETRA B ERRADA

    Weber também nos informa bastante sobre a Hierarquização dos cargos, no qual a meritocracia irá validar a autoridade do ocupante daquele cargo. A subordinação é um subproduto da autoridade. LETRA C ERRADA

    Companheirismo? porra pai.. lá ele kkkkkkkkk ( A Burocraria não fala nada sobre as relações informais) LETRA D ERRADA

     

  • Gabarito A

     

    Quem representa➡ autoridade

    Quem é representado ➡ os subordinados

  • Que enunciado horrível.

  • Gabarito A

    Atenção!

    Quando estudarem a Teoria da Burocracia (Max Weber) não se prendam somente a características e disfunções, principalmente quando se tratar de concursos para Universidades e Institutos Federais, que cobram de forma pormenorizada, nas entrelinhas, como de fato deve ser.

    Vejam:

    ***************************************************************************************************

    Para Weber o conceito de Burocracia está intimamente ligado a 3 tipos de autoridades.

    • Autoridade tradicional: baseada em tradições e costumes e práticas passadas de uma cultura. Encontrada nas figuras dos patriarcas e anciões, principalmente das sociedades antigas, apesar de ainda hoje existirem. Nesse caso, a legitimidade da autoridade é assegurada pelas tradições religiosas, crenças e costumes sociais. Acredita-se que ela é sagrada.

    • Autoridade carismática: baseada nas características físicas e/ou de personalidade do líder em questão. Os seguidores reverenciam seus feitos, sua história e qualidades pessoais. A autoridade carismática tem como desvantagens o fato de poder ser passageira, uma vez que se segura no reconhecimento por parte do grupo e por não deixar sucessores certos.

    • Autoridade racional-legal: é aquela garantida por regras e normas oriundas de um regulamento que é, por sua vez, reconhecido e aceito pelo grupo. Aqui, deve-se seguir os comandos da pessoa que ocupa o cargo, independente de quem seja. A autoridade está no cargo e não na pessoa que o exerce.

    Weber acreditava que a autoridade racional-legal era a mais adequada para o ambiente corporativo, uma vez que não é personalista como as outras duas formas. Por meio desse modelo de autoridade surgiria, o tipo de organização à qual ele deu o nome de Burocrática.

    Fonte: Administradores.com

  • Gabarito bem discutível. O próprio conceito de autoridade não tem a ver com representação, mas sim com o poder de mandar, dar ordens e ser obedecido. Isso é representação por acaso?

  • Um dos piores enunciados que eu já vi.

  • Confesso que não entendi muito bem o que o enunciado pede, porém, em se tratando Max Weber, democracia e companheirismo é carta fora do jogo.

  • GAB A No sistema Burocrático há a chamada Hierarquia de Autoridade como característica e como disfunção a consequente categorização do relacionamento.