Gabarito A
Atenção!
Quando estudarem a Teoria da Burocracia (Max Weber) não se prendam somente a características e disfunções, principalmente quando se tratar de concursos para Universidades e Institutos Federais, que cobram de forma pormenorizada, nas entrelinhas, como de fato deve ser.
Vejam:
***************************************************************************************************
Para Weber o conceito de Burocracia está intimamente ligado a 3 tipos de autoridades.
• Autoridade tradicional: baseada em tradições e costumes e práticas passadas de uma cultura. Encontrada nas figuras dos patriarcas e anciões, principalmente das sociedades antigas, apesar de ainda hoje existirem. Nesse caso, a legitimidade da autoridade é assegurada pelas tradições religiosas, crenças e costumes sociais. Acredita-se que ela é sagrada.
• Autoridade carismática: baseada nas características físicas e/ou de personalidade do líder em questão. Os seguidores reverenciam seus feitos, sua história e qualidades pessoais. A autoridade carismática tem como desvantagens o fato de poder ser passageira, uma vez que se segura no reconhecimento por parte do grupo e por não deixar sucessores certos.
• Autoridade racional-legal: é aquela garantida por regras e normas oriundas de um regulamento que é, por sua vez, reconhecido e aceito pelo grupo. Aqui, deve-se seguir os comandos da pessoa que ocupa o cargo, independente de quem seja. A autoridade está no cargo e não na pessoa que o exerce.
Weber acreditava que a autoridade racional-legal era a mais adequada para o ambiente corporativo, uma vez que não é personalista como as outras duas formas. Por meio desse modelo de autoridade surgiria, o tipo de organização à qual ele deu o nome de Burocrática.
Fonte: Administradores.com