SóProvas


ID
2693548
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                O moderno pelo moderno


      O escritor mexicano Octavio Paz, num de seus ensaios, lembrou que nós somos os integrantes de uma época que se chamam a si mesmos de modernos. Segundo ele, antes de nós as pessoas se identificavam como românticas, realistas, utópicas, revolucionárias, conservadoras etc. Nós nos chamamos de modernos, e ao nosso tempo de modernidade. Para Octavio Paz, isso significa que a qualidade de que nos valemos para nossa localização no tempo é o próprio tempo – razão, talvez, para se pensar que já não temos nenhuma qualidade própria, a não ser a de sermos contemporâneos de nós mesmos. E o que seria ser moderno?

      Tudo indica que nosso tempo de aceleradíssimo desenvolvimento tecnológico e alucinante escalada de todos os meios de comunicação nos fez perder o sentido de qualquer outra coisa que não seja essa espécie de euforia por um presente permanente, vitorioso, que apaga toda a história passada e mira num futuro tão próximo que já parece estar sendo vivido. Teríamos perdido, portanto, um critério mais amplo para viver a fundo a nossa própria humanidade: seríamos produtos de um tempo que parece correr com velocidade própria e nos convida para pegar uma carona com ele, rumo à consumação de sabe-se lá qual projeto. Octavio Paz alerta-nos, pois, para alguma despersonalização coletiva que nos arrasta a todos, seduzidos pelos evidentes sucessos e fulminantes conquistas da ciência que já não sabemos se ainda estamos dominando ou apenas nos põe num caminho diferente do que até agora entendíamos como o rumo da civilização.

                                                                            (Salvador Angusto, inédito

O nosso tempo é a nossa medida exclusiva, tornamos o nosso próprio tempo o soberano de nós mesmos, atribuímos ao nosso próprio tempo qualidades que não deveriam transformar o nosso próprio tempo num tempo absoluto.


Evitam-se as viciosas repetições do texto acima substituindo-se os elementos sublinhados, na ordem dada, por:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E
     

    Os pronomes o, os, a, as assumem formas especiais depois de certas terminações verbais. Quando o verbo termina em -z, -s ou -r, o pronome assume a forma lo, los, la ou las, ao mesmo tempo que a terminação verbal é suprimida. Por exemplo:

    fiz + o = fi-lo
    fazeis + o = fazei-lo
    dizer + a = dizê-la

    Por acompanhar diretamente uma preposição, o pronome lhe exerce sempre a função de objeto indireto na oração.

    Fonte: https://www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf44.php


    Considerando estas regras e analisando os verbos da questão, respondemos corretamente que:

    tornamos -> tornamo-lo (suprime o "s" e coloca o "lo")
    atribuímos ao -> atribuímos-lhe (lhe com função de objeto indireto graças à regência do verbo "atribuir" - atribuir algo a alguém)
    transformar -> transformá-lo (suprime o "r" e coloca o "lo")

     

  • Mano, prestem atenção na regência do verbo.

     b) tornamo-lo − atribuímo-lo − transformá-lo  ~> Essa alternativa fica errada porque  no trecho ''atribuímos ao nosso próprio tempo qualidades''  a regência do verbo atribuir é indireta ( ta vendo o AO ? ) , então nesse caso deve ser ATRIBUÍMO-LHE.

     

    Se eu tiver errada, me corrijam ....

  • GABARITO E

     

    tornamos -> tornamo-lo
    atribuímos ao -> atribuímos-lhe
    transforma-> transformá-lo
     

  • eu resolvi assim, caso encontrem erro por favor me corrijam:

    1ª sentença: tornamos o nosso próprio tempo... (verbo bitransitivo, nesse caso "o nosso próprio tempo é OD por isso usa-se o tonando-LO)

    2ª sentança:atribuímos ao nosso próprio tempo qualidades...( quem atrbui, atrbui algo (qualidades) à alguém (ao nosso proprio tempo- OI) por isso usa-se atribuímos-LHE.

    3ª sentença: transformar o nosso próprio tempo num tempo absoluto...(verbo bitransitivo, novamente "o nosso próprio tempo é OD por isso usa-se o tonando-LO).

    Gabarito: E

  • a presença do "não" adverbio geraria uma próclise obrigatória. n entendi o gabarito

  •  

    Pronomes oblíquos (OBJETO DIRETO):

    O - A - OS - AS = VOGAL FINAL

    LO - LA- LOS - LAS = CONSOANTE FINAL (R,S e Z)

    NO - NA - NOS - NAS = SOM NAZAL ( M/ ~)

    Pronomes oblíquos (OBJETO INDIRETO):

    LHE - LHES

     

  • ...que não deveriam transformar o nosso próprio tempo num tempo absoluto.

    Esse "não"... não gera próclise obrigatória? 

  • Essa questão diz respeito a transitividade do verbo e a aplicação das terminações -R, -S, -Z e terminações com som nasal -ÕE, -M. Até porque antes do verbo TRANSFORMAR vem o verbo DEVERIAM que está no FUTURO DO PRETÉRITO que é um caso proibido da COLOCAÇÃO PRONOMINAL.

  • VEM POSSE, a proposta da banca é a mudança no verbo "transformar". No caso estamos diante de uma locução verbal por conta de haver 2 verbos. Caso proposta fosse no verbo anterior deveria ocorrer a próclise obrigatória por atração do adverbio de negação.

  • A regência verbal deve ser analisada. No primeiro caso o verbo é transitivo direto e termina em r. Logo, o "lo" é o correto.

    No segundo caso o verbo exige preposição e, então, o uso do lhe é justificado.

    O terceiro caso segue o primeiro.

  • O Gustavo Alves foi bem objetivo! Parabéns!
  • Pronomes oblíquos (OBJETO DIRETO):

    O - A - OS - AS = VOGAL FINAL

    LO - LA- LOS - LAS = CONSOANTE FINAL (R,S e Z)

    NO - NA - NOS - NAS = SOM NAZAL ( M/ ~)

    Pronomes oblíquos (OBJETO INDIRETO):

    LHE - LHES

  • ALTERNATIVA A - ERRADA - Item incorreto pois, “tornamos” e “transformar” pedem objetos diretos, não sendo correto o uso de “lhe”.

    ALTERNATIVA B – ERRADA - Alternativa também incorreta, pois o verbo “atribuir” pede um objeto indireto, pois a posição de objeto direto já está ocupada por “qualidades”, assim, não se pode usar o pronome “o”.

    ALTERNATIVA C – ERRADA - Item incorreto por causa dos três elementos descritos. Na primeira e na segunda ocorrências temos o mesmo problema, pois não haver próclise depois de vírgula, a não ser que houvesse um elemento atrativo antes de termo isolado por vírgulas, o que não é o caso nem em “tornamos” nem em “atribuímos”. Por fim, “transformamos” solicita objeto direto, não sendo possível o uso de “lhe”.

    ALTERNATIVA D – ERRADA - Em “tornamos” pede-se objeto direto, assim, não se pode usar “lhe”. Já em “atribuímos” pede-se objeto indireto, não sendo possível usar “o”.

    ALTERNATIVA E – CERTA - Item correto, tanto pelo uso adequado dos pronomes de acordo com a regência dos verbos como nas regras de colocação pronominal em todos os casos.

    Resposta: E