SóProvas


ID
2693560
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                             Gestão dos recursos hídricos


      A gestão dos recursos hídricos é decisão política, motivada pela escassez relativa de tais recursos. Quando a escassez de água é previsão de médio ou longo prazo, deixa de ser evidente, e apenas preocupações conservacionistas podem levar à gestão dos recursos hídricos. Isso tem ocorrido a partir da década de 70, com os ambientalistas organizando-se e agindo de forma a provocar a antecipação de ações que visam à conservação dos recursos hídricos antes que as situações atinjam índices críticos.

      Porém, em qualquer circunstância, a informação ao público dos conflitos potenciais quanto ao uso dos recursos hídricos é fundamental, sem o que a motivação política nunca acontecerá, antes de condições de degradação praticamente irreversíveis.

(VV.AA. Modelos para gerenciamento de recursos hídricos. São Paulo: Nobel/ABRH, 1987, p. 14) 

Está correta a flexão verbal e estão plenamente atendidas as normas de concordância na frase:

Alternativas
Comentários
  • Comentarei brevemente as alternativas:

     

    a) Incorreto. Correções: “tomem providências” e  “o que houver...”;

     

    b) Incorreto. Correção: “para que se contivesse...”;

     

    c) Correto;

     

    d) Incorreto. Correção: “não detiveram...”;

     

    e) Incorreto. Correção: “a escassez...vem adiando a medida”.

     

    Letra C

     

  • a) não se tomeM as providências.

    b) contivesse.

    c) detiveraM

    e) a escassez  vem. ( verbo no singular).

  • Apesar de correto, como soa feio esse "podido".
  • Comentário. letra “a” o correto é “tomem”. Letra “b” o correto é “contivesse”. Letra “c” correta. Letra “d” o correto seria “detiveram” e “provocada” pois este último deve concordar com “vazão”. Letra “e” o correto é “vem” concordando com “escassez”.

  • vdd Jaq. Macedo : / se não for pela técnica, o ouvido engana memo

  • ainda nao entendi o erro da letra e

  • o erro da Letra e - 'VÊM'

  • A letra E além da concordância do Vêm tem erro no necessário, pois ele concorda com "a instalação", então deveria ser necessária

  • e o tempo que perde com uma questão dessa!!

     

    Só eu?

  • C) A nenhum deles OCOOREU (pret. perfeito) que os incidentes da usina hidrelétrica se DEVERAM( pret. + que perfeito - ação MAIS passada que outra passada, OCORREU) à falta de pequenas providências que teriam podido (TEMPO COMPOSTO COM O VERBO TER-FLEXIONA, aux.no fut, do pret. para manter a correlação com os demais pretéritos,  estaria correto também poderiam ) controlar a vazão

     

  •  a) Caso não se tome (TOMEM) providências políticas para uma boa gestão dos recursos hídricos, o que haver (HOUVER)  de degradação ambiental será irreparável. 

     b)Não aprouveram aos chefes do setor providenciar com urgência os reparos necessários para que se contesse (CONTIVESSE)o vazamento na tubulação.  

     c)A nenhum deles ocorreu que os incidentes da usina hidrelétrica se deveram à falta de pequenas providências que teriam podido controlar a vazão. 

     d)Os reparos feitos na barragem não deteram (DETIVERAM) a vazão descontrolada do rio, provocado por pequeno abalo sísmico que se detectou na região. 

     e)Por necessário que seja, em caráter de urgência, a instalação de novas turbinas, a escassez de recursos econômicos vêm (VEM - concorda escassez) adiando a medida. 

  • "Teriam podido"... soa muito estranho

  • Je-sus.

  • FCC Gosta disso né? 

    Tá amolando o machado pro TRT 2ª....

     

     

  • Não engoli essa questão.

  • Esse PODIDO ME " PODEU "...

  • Descartei de cara o "podido"... hahahaha

  • Medo na prova da CLDF. 

  • Até consegui encontrar os erros das alternativas A, D, E. Fiquei na dúvida entre B, C. No cara e coroa, o "teriam podido" me fez ir na B. Resultado: errei. Próxima!

  • Alguém me corrige se estiver errada, mas outro erro da B é que o sujeito é oracional, então o verbo fica no singular. O correto seria "Não aprouve aos chefes do setor providenciar com urgência os reparos necessários para que se contivesse o vazamento na tubulação." 

  • GAB.C

    Fiz uma análise consegui acertar a questão.

    LETRA A - Caso não se tome(M) PLURAL (providências políticas) SUJEITO para uma boa gestão dos recursos hídricos, o que haver de degradação ambiental será irreparável. 

    LETRA B - Não aprouveram aos chefes do setor providenciar com urgência os reparos necessários para que se contesse (ERRO DE FLEXÃO VERBAL) o vazamento na tubulação.  

    Nesse tipo de questão eu analiso da seguinte forma:

    Primeiro procuro UM BOM AMIGO.rsrs (um verbo de fácil conjugação que pode ser usado) como exemplo o verbo ter.

    Depois coloco todos no infinitivo.

    Faço a conjugação do BOM AMIGO.

    E acomodo o verbo.

    Exemplo:

    TER = TIVESSE= PRET. IMP.SUBJUN.

    CONTER = CONTIVESSE.

    LETRA D - Os reparos feitos na barragem não deteram (Pessoal o mesmo erro da letra b) a vazão descontrolada do rio, provocado por pequeno abalo sísmico que se detectou na região. ERRO DE FLEXÃO VERBAL

    TER – TIVERAM. PRET.PERF.INDICATIVO

    DETER – DETIVERAM

    Pessoal espero ter ajudado. Caso ter alguma falha aceito sugestões.

  • essa questão podeu todo mundo

  • a) Caso não se tome (tomem) providências políticas para uma boa gestão dos recursos hídricos, o que haver (houver) de degradação ambiental será irreparável.

    b) Não aprouveram (aprouve) aos chefes do setor providenciar com urgência os reparos necessários para que se contesse (contivesse) o vazamento na tubulação.

    c) A nenhum deles ocorreu que os incidentes da usina hidrelétrica se deveram à falta de pequenas providências que teriam podido controlar a vazão.

    d) Os reparos feitos na barragem não deteram (detiveram) a vazão descontrolada do rio, provocado (provocada) por pequeno abalo sísmico que se detectou na região.

    e) Por necessário (necessária) que seja, em caráter de urgência, a instalação de novas turbinas, a escassez de recursos econômicos vêm (vem) adiando a medida.

  • Caso não se TOMEM providências políticas para uma boa gestão dos recursos hídricos, o que HOUVER de degradação ambiental será irreparável.

    Não APROUVER aos chefes do setor providenciar com urgência os reparos necessários para que se CONTIVESSE o vazamento na tubulação. SUJEITO ORACIONAL, POR ISSO VERBO NO SINGULAR. 

    A nenhum deles ocorreu que os incidentes da usina hidrelétrica se deveram à falta de pequenas providências que teriam podido controlar a vazão. CERTO 

    Os reparos feitos na barragem não DETIVERAM a vazão descontrolada do rio PROVOCADA por pequeno abalo sísmico que se detectou na região.

    Por necessário que seja, em caráter de urgência, a instalação de novas turbinas, a escassez de recursos econômicos VEM adiando a medida.

  • Este '' teriam podido'' phudeu com todo mundo kkkkkkkkkkkk

  • ALTERNATIVA A: Alternativa incorreta. O pronome “se” é apassivador, pois está ladeado do verbo transitivo direto. Por isso, o verbo “tome” deve ser flexionado no plural para concordar com o sujeito paciente “providências”. Além disso, para haver coerência temporal, com a condição hipotética da oração antecedente e com o verbo “será”, o verbo “haver” deveria ser conjugado como “houver” (possibilidade) ou “haverá (certeza).

    ALTERNATIVA B: Alternativa incorreta. A forma “providenciar com urgência...” é sujeito oracional de “aprouveram”, motivo pelo qual deveria estar este verbo no singular (aprouve). Além disso, a forma verbal “contesse” não existe, devendo ser corrigida para “contivesse”.

    ALTERNATIVA C: Alternativa correta.

    ALTERNATIVA D: Alternativa incorreta. A forma “deteram” é uma forma verbal inexistente, devendo seguir a conjugação normal do verbo “ter”, sendo corretamente grafado como “detiveram”.

    ALTERNATIVA E: Alternativa incorreta. O termo “a escassez” está diretamente relacionado com a expressão “necessário”, por isso essa expressão deveria estar no gênero feminino, pois “escassez” está determinado, neste caso por “a”. Além disso, a forma “vêm” deveria ser substituído por “vem”, pois tem como sujeito “a escassez”, singular.