Na perspectiva do conceito de “Âncora de Carreira”, ao tomar uma decisão de movimentação profissional, de ocupação de um cargo com escopo essencialmente distinto das experiências anteriores (por exemplo: de função técnica-especialista para outra de caráter administrativo), é possível que alguns profissionais rejeitem a proposta. Considerando a premissa teórica em questão, o motivo mais aderente para a recusa da mudança de cargo é identidade profissional e autoconceito não aderentes ao novo cargo.
Âncora de carreira
--> conceito desenvolvido por Edgar Schein
--> demonstram realmente quais são as motivações dos profissionais
--> Para que os profissionais possam produzir com efetividade e motivação e os resultados sejam alcançados plenamente é preciso alinhar suas âncoras de carreira ao que a empresa lhe oferece em termos de profissão, ascensão, missão de vida e remuneração
--> As âncoras de carreira são bastante particulares e portanto, ao escolhê-las tenha em mente que isso é algo que deve fazer sentido para você. Para que você encontre a motivação necessária para seguir em seus trabalhos e funções profissionais. Isso será fundamental para que você possa alinhar suas expectativas com as expectativas das empresas e, assim, criar uma parceria de sucesso profissional.
De acordo com a teoria de Schein, as Âncoras de Carreira são baseadas nos seguintes elementos:
1 – Desafio Puro
2 – Estilo de vida
3 – Dedicação a uma causa
4 – Segurança e Estabilidade
5 – Criatividade Empresarial
6 – Autonomia e Independência
7 – Competência Técnica e Funcional
8 – Competência Administrativa Geral