SóProvas


ID
2694691
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

      A camada 1% mais rica da população brasileira concentra 28% de toda a riqueza do País de acordo com o estudo World Inequality Report, divulgado no dia 14/12/2017. Os dados apontam uma desigualdade social maior que a constatada nas regiões do Oriente Médio, da Europa Ocidental, dos Estados Unidos e da África do Sul.

                              Internet: <http://economia.ig.com.br>  (com adaptações). 

Tendo o texto acima e temas correlatos como referência, julgue o item a seguir.


De acordo com pesquisa recente do IBGE, mais da metade da população brasileira vive com renda inferior a um terço do salário mínimo.

Alternativas
Comentários
  • Extrapolou, e muito. O texto sequer fala sobre a gente, os "probe".

  • ERRADO.

     

    EM MOMENTO ALGUM O TEXTO DISSE ISSO. EXTRAPOLOU.

     

    AVANTE!!! " VOCÊ É O QUE VOCÊ PENSA, É O SR DO SEU DESTINO."

  • Não há referência ao IBGE.

  • ERRADA. E TINHA NO TEXTO??? ACHO QUE NÃO. EXTRAPOLOU.

  • É questão de atualidades. O QC colocou ela no lugar errado.

  • Indicadores de qualidade de vida são utilizados para verificar as condições de vida de uma população em um determinado espaço. Conhecer os principais índices e como eles funcionam é importante já que são constantemente abordados. A renda enquanto um importante indicador de qualidade de vida está associada a performance da economia nacional assim como os mecanismos de desconcentração de renda.
    Análise do item:
    Esse tipo de dado diz respeito sobre a concentração de renda num país e é momentâneo, podendo piorar ou melhorar em comparação com outros períodos. No caso o erra aqui é a proporção. Metade da população atualmente é um montante superior a cem milhões de pessoas enquanto um terço do salário mínimo é um valor de pouco mais de trezentos reais. Por mais que os indicadores de renda brasileiros reforcem a enorme concentração nacional, não há no país uma quantidade tão grande de pessoas em situação de renda tão ruim assim.

    GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO