SóProvas


ID
2694694
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

      A camada 1% mais rica da população brasileira concentra 28% de toda a riqueza do País de acordo com o estudo World Inequality Report, divulgado no dia 14/12/2017. Os dados apontam uma desigualdade social maior que a constatada nas regiões do Oriente Médio, da Europa Ocidental, dos Estados Unidos e da África do Sul.

                              Internet: <http://economia.ig.com.br>  (com adaptações). 

Tendo o texto acima e temas correlatos como referência, julgue o item a seguir.


Percebe-se, pelos resultados, que nem mesmo a grave crise econômica de 2008 foi capaz de alterar a estrutura de distribuição de renda no País.

Alternativas
Comentários
  • O texto não aborda a situação econômica do país antes da crise de 2008, por isso acredito que esse item esteja errado, que houve extrapolação (há a possibilidade da desigualdade ser exatamente a mesma, maior ou menor do que a de 2008), porém o gabarito da banca foi certo...

    Caso alguém saiba explicar por gentileza comente. Obg! 

     

  • tb não entendi o gabarito

  • Levando em consideração o enuciado da questão "Tendo o texto acima e temas correlatos como referência, julgue o item a seguir", o gabarito está correto, pois faz referências a informações correlatas ao contexto do texto. 

  • Essa questão não é referente ao texto, é mais atualidade do que português. O texto é só uma base. Por isso a importância de responder questões para conhecer a banca.
  • Concordo com o Rodrigo, em questão de ser PORTUGUÊS+ATUALIDADES. O texto é uma base para saber se o candidato INTERPRETOU e obteve reflexão sobre o assunto. 

    Justificado pelo trecho: "Percebe-se, pelos resultados,..."

  • Não encontrei subentendido ou pressuposto para interpretar ou compreender a questão. Totalmente fora do contexto.
  • Atualidades! Crise econômica de 2007–2008

     

    A Crise econômica de 2007–2008 é uma conjuntura econômica global que se sentiu durante crise financeira internacional precipitada pela falência do tradicional banco de investimento estadunidense Lehman Brothers, fundado em 1850. Em efeito dominó, outras grandes instituições financeiras quebraram, no processo também conhecido como "crise dos subprimes"

     

    "Bom, o Brasil parece ter resistido bem à crise financeira internacional iniciada no setor imobiliário americano e que logo se propagou para todo o sistema bancário e, daí, para uma crise econômica internacional" palavras do Paulo Roberto de Almeida [Doutor em ciências sociais pela Universidade de Bruxelas (1984), mestre em planejamento econômico e economia internacional pelo Colégio dos Países em Desenvolvimento da Universidade de Estado de Antuérpia (1976), formou-se em ciências sociais pela Universidade de Bruxelas (1974)].

  • Dos dois um: ou o Qconcursos classificou essa questão de forma errônea ou então a banca não soube direito o que tava fazendo

  • absurdo de questão

  • Que loucura! 

  • Belê?

    Então, depois de uns 5 minutos pensando e repensando cheguei a seguinte conclusão: Se o enunciado diz Percebe-se......, tomei como algo subjetivo porque se fosse direto do texto creio que estaria DE ACORDO COM..., COM BASE..... CONFORME..... etc.

    Quero deixar registrado que estou aprendendo se por acaso minha análise estiver errada me corrijam!

  • Questão bem elaborada... Envolveu atualidades, pois não se baseou no texto e sim no contexto... Affs!

  • português + atualidades

  • eu gostaria de orientações, por favor. Nesse tipo de questão, como que eu vou saber se é atualidades ou não? observem esta questão, para esse mesmo texto:

    Q898228

    De acordo com pesquisa recente do IBGE, mais da metade da população brasileira vive com renda inferior a um terço do salário mínimo.

    gab: ERRADO

     

     

    realmente errado, pois a questão extrapolou o que tinha no texto, mas ao meu ver, a atual questão também extrapolou, mas está certa. Como eu vou saberrr???? 

  • eu acertei depois de le e relê 3 vezes, mas o que ele quer dizer que a crise de 2008 não mudou nada, no casso os ricos não perderam dinheiro e nem suas posições de mais ricos, eu acho que é isso, se alguém tiver outro pensamento, por favor se posicione 

  • Onde compro o manual de resolução de questões da Quadrix? 

    OBS: criei um caderno só pra colocar questões com divergência de gabarito.

  • Essas questões são de atualidade? :\

  • Galera, um colega comentou isso em outra questão que me deixou intrigada:

     "vejam o trecho desse edital:

    10.4.1 Cada item da prova objetiva poderá contemplar mais de uma habilidade e mais de um conhecimento relativo à respectiva área de

    conhecimento"

    Procurei isso no edital que estou estudando (CODHAB 2018) e estava la bonitinho:

    11.4.1 Cada item da prova objetiva poderá contemplar mais de uma habilidade e mais de um conhecimento relativo à respectiva área de conhecimento.

    DICA: não negligenciar esse tipo de questão por achar que se não consta expressamente no seu edital (por exemplo que vai cair ATUALIDADES) não vai cair nada acerca de determinado tema e, por isso,  acabar achando que esse tipo de questão não cairá na sua prova. Então, se prepare pois pode ser que caia.

     

  • Se fosse socialmente e midiaticamente difundida a gritante desigualdade social, de gênero e raça, essa questão seria facilmente resolvida por todos, até para os não concurseiros.

  • ERRADA. SE NÃO TEM NADA DISSO NO TEXTO EU NÃO POSSO DEDUZIR.

  • Em seu artigo “Desigualdade e pobreza no Brasil: retrato de uma estabilidade inaceitável", publicado na SCIELO – Revista de Estudos Sociais do Brasil, no ano 2000, os autores Ricardo Paes de Barros, Ricardo Henriques e Rosane Mendonça partem da ideia de o Brasil não é um país pobre, mas com muitos pobres. 
    Esta é a consequência de ser um país injusto e desigual. O Brasil é, segundo publicação do IBGE de 2020, o nono país mais desigual do planeta. O Índice de Gini, que mede a concentração de rendimentos e quanto mais perto de um, pior a distribuição, ficou em 0,543 em 2019, pelos dados da Síntese dos Indicadores, uma leve queda em relação a 2018, mas a situação , de maneira geral, vem piorando desde 2012. Em 2012, esse mesmo índice era de 0,540. Chegamos a 0,523 em 2015, mas a recessão entre 2015 e 2016 e a recuperação seguinte mais forte para a camada mais rica da população pioraram a distribuição de renda no Brasil. 
    De acordo com a publicação “ Síntese" , 
    “ os 10% mais pobres, “embora mantendo uma parcela em torno de 1% do total, perderam 17,5% de participação" de 2012 a 2019". Entre os mais ricos, não houve alteração. Os 10% que têm mais renda continuam se apropriando da mesma parcela de recursos: em 2012, concentravam 43% da renda. Em 2019, 43,1%. No Sudeste e no Nordeste, houve até aumento dessa participação nesses anos". 


    Desta forma é possível concluir que a afirmativa está correta 
    Gabarito do Professor: CERTO.