SóProvas


ID
2694760
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Com relação à ética, democracia e função pública, julgue o item a seguir.


Sendo o servidor público a própria imagem do serviço público, não se admite que um ato seja praticado em desfavor da vontade da maioria.

Alternativas
Comentários
  • E se esse ato for ilegal? Tem que escolher a melhor e a mais vantajosa para o bem comum...  \0/

  • QUESTÃO  :

     

    Com relação à ética, democracia e função pública, julgue o item a seguir :

     

    Sendo o servidor público a própria imagem do serviço público, não se admite que um ato seja praticado em desfavor da vontade da maioria : GABARITO : ERRADO .

     

    A frase se tornaria CORRETA se :

     

    Sendo o servidor público a própria imagem do serviço público, admite que um ato seja praticado em favor da vontade da maioria .

     

    ARGUMENTAÇÃO :

     

    O servidor público tem que zelar pela própria imagem na vida privada e profissional. O ato ÉTICO , agir com moralidade- probidade - honestidade DEVE ser praticado em favor / favorecer o Estado ; a sociedade ; a população ( para o bem comum de todos / maioria = coletividade/ COLETIVO ).

     

    BEM COMUM : No sentido popular, descreve o conjunto de benefícios que são compartilhados por todos os membros (ou a maioria) de uma dada comunidade.

  • GABARITO: ERRADO

     

    Deveres do Servidor Público: ser probo, reto, leal e JUSTO, demonstrando toda a integridade do seu caráter, ESCOLHENDO SEMPRE, quando estiver diante de duas opções, A MELHOR E MAIS VANTAJOSA PARA O BEM COMUM.

  • QUESTÃO  :

     

    Com relação à ética, democracia e função pública, julgue o item a seguir :

     

    Sendo o servidor público a própria imagem do serviço público, não se admite que um ato  ( LÍCITO , LEGAL : servidor =própria imagem do serviço público ) seja praticado em desfavor da vontade da maioria :GABARITO : ERRADO .

     

    Palavras para substituir as que estão erradas : 

     

    Sendo o servidor público a própria imagem do serviço público, DEVE / SE ADMITE que um ato ( ÉTICO ;  LÍCITO : Legal /LEGALIDADE  ) seja praticado em FAVOR da vontade da maioria :  CORRETO .

     

    A norma de Direito Público tende sempre a regular um interesse, direto ou indireto, do próprio Estado, em que tem vigência, seja para impor um princípio de caráter político e soberano, seja para administrar os negócios públicos, seja para defender a sociedade, que se indica o próprio alicerce do poder público.

     

     

    ESSA QUESTÃO SE FOSSE GABARITO CORRETO :  teria q ser assim :

     

    " Um ato ILÍCITO / ILEGAL  cometido pelo servidor público Federal  serve para desfavorecer ( prejudicar ) a maioria ( sociedade : povo ; Estado ..) "

     

    AGORA .... :

     

    Sendo o servidor público a própria imagem  ( zelar pelo melhor : pelo ato LÍCITO ) do serviço público, DEVE / SE ADMITE que um ato (ÉTICO ; LÍCITO  ) : seja praticado em FAVOR da vontade da maioria :  CORRETO :

     

    ARGUMENTAÇÃO :

     

    O servidor público tem que zelar pela própria imagem na vida privada e profissional. O ato ÉTICO ; LÍCITO / agir c LEGALIDADE conforme a lei e com moralidade = probidade (HONESTIDADE, LEALDADE, BOA FÉ ) :  DEVE ser praticado em favor / favorecer o Estado ; a sociedade ; a população ( para o bem comum de todos / maioria = coletividade/ COLETIVO ).

     

    BEM COMUM : No sentido popular, descreve o conjunto de benefícios que são compartilhados por todos os membros (ou a maioria) de uma dada comunidade.

  • Gabarito: E

     

    Questão que nos deixa em dúvida sobre qual critério devemos julgar - a legalidade e a discricionariedade do ato administrativo -, porém, ambos estão errados. Vejam:

     

    "Sendo o servidor público a própria imagem do serviço público, não se admite que um ato seja praticado em desfavor da vontade da maioria."

     

    • Sobre o aspecto da legalidade, esta questão estaria errada, porque quando a questão diz "...não se admite que um ato seja praticado em desfavor da vontade da maioria." ela dá margem ao entendimento que, caso a população exigisse um ato ilegal, o servidor teria que realizá-lo, o que está errado, porque a legalidade é a base de tudo.

     

    • Sobre o aspecto discricionário do ato, esta questão também estaria errada, porque, de acordo com o decreto 1.171, XIV, c: "ser probo, reto, leal e justo, demonstrando toda a integridade do seu caráter, escolhendo sempre, quando estiver diante de duas opções, a melhor e a mais vantajosa para o bem comum";  ou seja, não é o bem da maioria, mas sim o bem comum/da coletividade.

  • Ah ta bom.

     

    Aqui no QC é muito fácil marcar uma questão dessas, na hora da prova que é a verdade.

    Questão podre.

  • No que tange à responsabilidade do servidor, de  fato ele representa a organização administrativa, logo, dele, espera-se não somente o cumprimento da legalidade, todavia que o ato esteja em consonância com todos os princípios administrativos que gravitam a referida atividade. É certo que a primeira parte encontra-se correta, mas ao passo que o servidor cumpre a legalidade, muitas vezes ele poderá exercer um ato que esteja em desfavor da VONTADE da maioria, e não exatamente da maioria. Entendeu? No caso desfavor, dá ideia de oposição à vontade, e não propriamente à maioria. Exemplo: Uma pessoa bem pobre bate à porta do INSS necessitando de benefício previdenciário. Imaginemos que essa pessoa é, sabidamente por nós, bem escassa de recursos, entretanto, ao se deparar ao pedido junto ao INSS, ela não cumpre um determinado requisito e consequentemente não receberá nenhum benefício, pois a autarquia, leia-se lei, exige isto. Se perguntamos a várias pessoas, todas ou ao menos a maioria, irão dizer que deveriam ter dado o benefício à pessoa necessitada. Percebe que o servidor público foi em desfavor da VONTADE da maioria? Pois é, por isso acredito na manutenção do gabarito. Agora se viesse a seguinte frase: Sendo o servidor público a própria imagem do serviço público, não se admite que um ato seja praticado em desfavor do interesse coletivo. Aí sim eu concordaria em ser errado. 

  • PERGUNTA: Sendo o servidor público a própria imagem do serviço público, não se admite que um ato seja praticado em desfavor da vontade da maioria.

    HIPOTESE 1: policial prendeu um ladrão no meio de 100 pessoas, que querem a morte do meliante 
    R: logico que o policial não vai matar ninguem é ato ilegal 

    HIPOTESE 2: um AGENTE da prefeitura aparece no Bairro A e lacra o funcionamento do unico mercado na região por uma falta de alvará de funcionamento, prejudicando 1000 familias desse bairro, que não terão como comprar seus produtos
    R: não poderá ser feito nada até o dono do estabelecimento conseguir seu alvará

    logo o servidor é um cumpridor da lei, embora ela seja contraria a uma determinada quantidade de pessoas 
    permitindo que um ato seja praticado em desfavor da vontade da maioria.  (SENDO ESSE ATO ESTANDO DENTRO DA LEGALIDADE)


     

     

  • OBSERVAÇÃO : Tem pessoas interpretando de forma errada essa QUESTÃO.

     

    LER COM ATENÇÃO :

     

    QUESTÃO  :

     

    Com relação à ética, democracia e função pública, julgue o item a seguir :

     

    Sendo o servidor público a própria imagem do serviço ( ATITUDES ÉTICAS , AGIR DE FORMA LÍCITA = CONFORME O PRINCÍPIO DA LEGALIDADE) público : não se admite que um ato = O ATO DE BOA IMAGEM DO SERVIDOR =  ( ÉTICO, LÍCITO   ) : seja praticado em desfavor da vontade da maioria :GABARITO : ERRADO .

     

    Palavra para substituir a que está errada : 

     

    Sendo o servidor público a própria imagem do serviço público : DEVE / SE ADMITE que um ato (ÉTICO ; LÍCITO  ) seja praticado em FAVOR da vontade da maioria :  CORRETO .

     

    O direito administrativo, por sua vez, estuda e trata das relações verticais, entre Administração e os cidadãos, mais comumente denominados administrados. Assuntos como servidores públicos, autarquias, atos administrativos, desapropriações, bens públicos, processos administrativos, poder de polícia e responsabilidade civil do Estado, dentre outros, são abordados no direito administrativo.

     

    A norma de Direito Público tende sempre a regular um interesse, direto ou indireto, do próprio Estado, em que tem vigência, seja para impor um princípio de caráter político e soberano, seja para administrar os negócios públicos, seja para defender a sociedade, que se indica o próprio alicerce do poder público.

     

    O Direito Público Interno tem como objeto a regulação dos interesses estatais e sociais. Os interesses individuais só são aqui tratados reflexamente.

     

    O Direito Público Externo tem como objetivo reger as relações entre os Estados soberanos e as atividades individuais internacionalmente.

     

    Direito Privado, por sua vez, cuida com predominância dos interesses individuais, de modo a assegurar a coexistência social e a fruição de seus bens.

     

    ESSA QUESTÃO SE FOSSE GABARITO CORRETO :  teria q ser assim :

     

    " Um ato ILÍCITO / ILEGAL  cometido pelo servidor público Federal  serve para desfavorecer ( prejudicar ) a maioria ( sociedade : povo ; Estado ..) "

     

    AGORA .... :

     

    Sendo o servidor público a própria imagem  ( zelar pelo melhor : pelo ato ÉTICO , LÍCITO ) do serviço público, DEVE / SE ADMITE que um ato (ÉTICO, LÍCITO  ) seja praticado em FAVOR da vontade da maioria :  CORRETO :

     

    ARGUMENTAÇÃO :

     

    O servidor público tem que zelar pela própria imagem no setor privado e vida privada ; no setor público. O ato ÉTICO; LÍCITO  ; agir com moralidade- probidade - honestidade DEVE ser praticado em favor / favorecer o Estado ; a sociedade ; a população ( para o bem comum de todos / maioria = coletividade/ COLETIVO ).

     

    BEM COMUM : No sentido popular, descreve o conjunto de benefícios que são compartilhados por todos os membros (ou a maioria) de uma dada comunidade.

     

     

     

     

     

  • O fato é o seguinte: se a maioria possui a vontade que um servidor público cometa um ato ilícito, ele irá cometer? É só ter esse raciocínio! Nem tudo o que o povo quer é moral. 

  • Perfeito comentário da parceira Paloma, é exatamente o que foi cobrado. 

  • Celina,

    Veja...

     

    " desfavor da vontade da maioria."

     

    Quando o Temer (Chefe do Executivo Federal) "aumenta" o valor da gasolina ou o Legislativo cria algum tributo ele o faz em desfavor da maioria... pois ninguém quer pagar tributo ou que se aumente o preço da gasolina... Mesmo assim isso é possível... não é ???

  • Gabarito: Errado

    Principios Basilares do código de ética.

    Servidor Público deve decidir entre

    Basilar
    I - Honesto x Desonesto

    Secundários
    II - Legal x Ilegal
    III - Justo x Injusto
    IV - Conveniente x Inconveniente
    V - Oportuno x inoportuno

    As vezes nem sempre a decisão legal e correta é justa, o servidor público deve ser pautado principalmente dentro do critério da legalidade.

  • Não se trata em ser desfavorável a maioria, mas favorável ao bem coletivo. 

  • Meus parbéns ao colega "[Consegui] Ailson Rabelo", meio estranha, a sua nomenclatura kkkk

     

    Mas ele sitetizou muito bem o cerne da questão, dentro dos dois pontos em que ela aborda e muitos observaram apenas um !!!

  • Roberto Sanches, seu comentário foi perfeito! 

  • Okay, então! A maioria tá querendo pena de morte, redução da maior idade e fim das cotas. Pensar na supremacia do interesse público e da imperatividade dos atos administrativos me ajudou a resolver a questão no sentido que condiz com o Ótimo de Pareto. Ele salienta que para favorecer alguns outros necessariamente vão ser prejudicados.
  • Essa banca é filha da CESPE? Um peguinha clássico.

  • Gabarito Errado. Por exemplo,em uma creche se vc oferecer hambúrguer ou salada para as crianças, todas irão querer hambúrguer por ser mais gostoso.No entanto, ele não é saudável para elas. Sendo assim cabe ao servidor observar o que é melhor para a maioria, mesmo que seja a contra gosto dela.
  • Filhotinho da Cespe rs

  • Quadrix é a Cespe disfarçada

  • Questão bem elaborada, que confunde bastante. Errei, pois a princípio não a compreendi direito.

    Quadrix sendo Cesp kkkkk

  • simples nem sempre a vontade da maioria está dentro da legalidade ...sempre que a questão generalizar tome cuidado em dizer que está certo

  • ERRADO.

     

    É SO PENSAR QUE SE A MAIORIA QUISER ALGO ILEGAL NÃO PODERÁ SER ADMITIDO.

     

    " VOCÊ É O QUE VOCÊ PENSA, É O SR. DO SEU DESTINO."

  • pergunta mal elaborada????

  • errada.

    tenta, mas nunca vai chegar aos pés da cespe

  • Acertei no chute, pois não compreendi a questão.

    Muito mal elaborada...

  • só mudar os termos q se identifica a resposta:

    Sendo o servidor público a própria imagem do serviço público, não se admite que um ato seja praticado em favor da vontade da minoria

    Portanto, erado

  • ESSAS QUESTOES DO QUADRIX SAO PIORES QUE DA MAE CESPE! ESTOY LASCADO 

  • Deveres do Servidor Público: ser probo, reto, leal e JUSTO, demonstrando toda a integridade do seu caráter, ESCOLHENDO SEMPRE, quando estiver diante de duas opções, A MELHOR E MAIS VANTAJOSA PARA O BEM COMUM.



    A vontade da maioria não é a mesma coisa que o bem comum, eleições são um ótimo exemplo disso.



    No RS, 10 dos Deputados Federais eleitos tem histórico de corrupção, é o que deseja a maioria mas é óbvio que a eleição deles não vai ensejar o bem comum para a população.


  • Questão bonita, fiquei emocionado.

  • ERRADA. Tire a palavra DESFAVOR e coloque FAVOR e pronta a questão fica CERTO. No caso é o contrário.

  • Gabarito: Errado.

    O servidor deve ser sempre probo, reto, leal e justo.

    Em uma creche se vc oferecer hambúrguer ou salada para as crianças, todas irão querer hambúrguer por ser mais gostoso.No entanto, ele não é saudável para elas. 

    Sendo assim cabe ao servidor observar o que é melhor para a maioria, mesmo que seja a contra gosto dela.

  • Por exemplo, se uma é coisa ruim e mesmo assim ser escolhida pela maioria? Por isso, a questão está errada. O certo continua certo, mesmo que ninguém esteja fazendo.


    GAB E

  • Fazer sempre o que é certo: "Doa a quem doer"! hahaha

  • Vontade da maioria é diferente do Bem comum!

    Gab.: Errado

  • DECRETO Nº 1.171/1994

     

    De acordo com o referido decreto, as ações do servidor público devem ser norteadas pelos princípios éticos e morais, pelo honesto, pelo legal, pelo justo ainda que isso contrarie a vontade da maioria. Logo, é admitido que um ato seja praticado em desfavor da vontade maioria, porque nem sempre o que for vontade da maioria será compatível com o justo, o honesto, o legal, etc. Além disso:

     

    XIV –  São deveres fundamentais do servidor público: 

    c) ser probo, reto, leal e justo, demonstrando toda a integridade do seu caráter, escolhendo sempre, quando estiver diante de duas opções, a melhor e a mais vantajosa para o bem comum;

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: Errado

  • Questao:errada

    Rousseau: a vontade geral não é o somatório da vontade de cada um, ou mesmo a vontade da maioria, mas uma inclinação natural para o bem.

  • Lida a questão, vamos para a resolução.


    O Decreto n° 1.171, de 22 de junho de 1994, aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal. Para responder a questão o aluno precisa saber os deveres fundamentais do servidor público previstos na Seção II do Capítulo I do referido código.


    De acordo com a letra c do inciso XIV o servidor público deve ser probo, reto, leal e justo, demonstrando toda a integridade do seu caráter, escolhendo sempre, quando estiver diante de duas opções, a melhor e a mais vantajosa para o bem comum", ou seja, é admitido que seja praticado um ato em desfavor da vontade da maioria em prol do bem comum.



    Gabarito do Professor: ERRADO.

  • Se a maioria decidir uma maluquice, aí o servidor teria que acatar? Óbvio que não

  • GABARITO ERRADO.

    É POSSÍVEL QUE UM ATO ADMINISTRATIVO PROMOVIDO POR UM SERVIDOR, SEJA PRATICADO NA DESVOLTADE DE UMA MAIORIA, POR QUE É POSSÍVEL QUE ESSE ATO REALIZADO PELO SERVIDOR ESTEJA EMBASADO NO PRINCÍPIO DA LEGALIDADE. O PRINCÍPIO DA LEGALIDADE NEM SEMPRE VAI ATENDER AS EXPECTATIVAS DOS ADMINISTRADOS. EU NÃO VOU DIZER QUE SEMPRE O PRINCÍPIO DA LEGALIDADE VAI ATENDER A MAIORIA NÃO A LEGALIDADE VAI ATENDER AQUILO QUE A LEI DETERMINA.