SóProvas


ID
2695579
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Câmara de Belo Horizonte - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

A utilização do flúor, principalmente em águas de abastecimento das cidades e em cremes dentais, tem sido uma das formas mais eficazes de prevenção de cárie. Entretanto, é necessário que os profissionais estejam cientes quanto aos eventos relacionados à sua absorção, distribuição e eliminação. Diante do exposto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Ainda que seja aplicado a substâncias de consumo, o fluoreto de sódio é altamente tóxico, e, por isso, deve ser usado em soluções bastante diluídas. A ingestão de uma quantidade maior do que 5 a 10 microgramas desse sal pode levar à inibição de enzimas e, entre outros danos, à gastrite aguda, provocada pela formação do ácido fluorídrico através da reação do fluoreto de sódio com o ácido clorídrico presente no suco gástrico. Nas soluções fluoretadas para bochechos diários, por exemplo, a concentração de fluoreto de sódio é de 0,05%. Pode ser letal se a dose ingerida for superior a 2g. 

    O flúor é pouco absorvido pelo estômago; uma quantidade é absorvida pelo intestino delgado. Apenas uma pequena quantidade de flúor da água, dos alimentos ou mesmo dos suplementos, é absorvida pela mucosa bucal e glândulas. Rapidamente os íons flúor difundem-se para dentro dos líquidos intra e extracelular do tecido mole e, depois, para dentro do tecido duro; em pouco tempo haverá um estado de equilíbrio entre os níveis de flúor intra e extracelular. Após, haverá captação do flúor pelo tecido ósseo; portanto, o flúor ingerido será captado pelo tecido mineralizado, sendo seu excesso excretado pela urina e fezes. Letra D.

  • A velocidade de eliminação dos fluoretos é proporcional a seus níveis plasmáticos; ou seja, é um processo de primeira ordem (ARNEBERG; SAMPAIO, 2000). Contudo, existem certos fatores que podem acelerá-la ou retardá-la. A velocidade de eliminação do flúor pelos rins, se comparada à velocidade de outros elementos químicos, como o sódio e o cloro, pode ser considerada mais rápida (WHO, 1994 apud Silva, 2003).