SóProvas


ID
2696164
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PGM - Manaus - AM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Previdenciário
Assuntos

Considerando a legislação aplicável e a jurisprudência dos tribunais superiores acerca do RGPS, julgue o item que se segue.


Enquadra-se como segurado obrigatório o servidor público ocupante, na qualidade de empregado, de cargo em comissão, sem vínculo efetivo com a União, autarquias e fundações públicas federais.

Alternativas
Comentários
  • CERTO - Lei 8212/91 - Art. 12. São segurados obrigatórios da Previdência Social as seguintes pessoas físicas:

     

    I – como empregado:

     

    g) o servidor público ocupante de cargo em comissão, sem vínculo efetivo com a União, Autarquias, inclusive em regime especial, e Fundações Públicas Federais;

  • ANULADA. BANCA NÃO DISPONIBILIZOU JUSTIFICATIVA.

    PROVÁVEL MOTIVO: contradição c/ provas anteriores.

     

    Q352819: O servidor público federal ocupante de cargo em comissão, sem vínculo efetivo com a União, autarquias ou fundações públicas federais, é segurado obrigatório do RGPS na condição de empregado. -> ERRADO. 9 DEC 3048 fala "exclusivamente"; e não ter vínculo com União não pressupõe que não tem vínculo com outro RPPS.

     

    Q98565: O servidor público ocupante de cargo em comissão, sem vínculo efetivo com a União, com as autarquias, inclusive em regime especial, e com as fundações públicas federais, é segurado obrigatório do RGPS. -> CERTO. Literalidade 12 L8212.

     

    DICA: pule pra próxima e não esquente com essa questão :)

  • Pulando...

  • GAB " Certo"

    Questão Anulada PQ O Filho Do chefe Precisava De Uns Pontinhos

  • Questão anulada pela banca sem apresentar algum motivo aparente tendo em vista se tratar da literalidade da Lei 8212/91.

    Os cargos em comissão podem ser ocupados por servidores públicos efetivos ou por indivíduos sem qualquer vínculo com a administração.

    Ao servidor ocupante, EXCLUSIVAMENTE, de cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração bem como de outro cargo temporário ou de emprego público, aplica-se o regime geral de previdência social.

    Em suma:

    1) Cargo em comissão ocupado por servidor efetivo: vinculação ao RPPS.
    2) Cargo em comissão ocupado por servidor sem vínculo efetivo: vinculação ao RGPS na qualidade de empregado.

    Mas professora, eu posso chamar de servidor público o particular que ocupa cargo em comissão sem vínculo efetivo? SIM! Ele se encaixa no conceito amplo de servidor público (lato sensu), ou seja, aquele que ainda que transitoriamente e sem remuneração, exerça cargo, emprego ou função pública.

    Lei 8212/91 - Art. 12. São segurados obrigatórios da Previdência Social as seguintes pessoas físicas: I – como empregado:
    g) o servidor público ocupante de cargo em comissão, sem vínculo efetivo com a União, Autarquias, inclusive em regime especial, e Fundações Públicas Federais;

    A questão deveria ter sido considerada correta uma vez que transcreve exatamente o artigo acima, mas foi ANULADA pela banca.

    GABARITO: ANULADA