"Na avaliação ex-post, que é realizada durante ou após a execução do projeto ou ação, o objetivo é buscar subsídios para fundamentar decisões qualitativas de manter ou introduzir modificações. Trata-se de avaliação de processo ou concomitante e avaliação terminal ou do depois, que é a avaliação de impacto."
Fonte: Avaliação de Políticas, Programas e Projetos - Ana Cristina Brito Arcoverde
http://cress-mg.org.br/publicacoes/Home/PDF/56
A esse respeito, o entendimento predominante é de que (...) qualquer avaliação de impacto apenas identifica a mudança e sua dimensão ocorrida numa situação conhecida previamente, mas não pode afirmar, categoricamente, que a mudança resultou, diretamente, desta ou daquela variável, entre elas, do próprio programa social (SILVA, 2001, p. 86).
Considerando-se a dimensão temporal, esse tipo de avaliação pode ser realizado tanto durante como depois (Avaliação ex-post) da implementação de uma política ou programa.
Cabe, ainda, uma referência ao Monitoramento que, embora não se configurando propriamente uma modalidade de avaliação, já que não atribui valor a um determinado programa, relaciona-se com esta na medida em que se constitui numa atividade gerencial, que visa o desenvolvimento dos trabalhos de acordo com o planejado, levantando elementos para uma futura avaliação.