SóProvas


ID
2696731
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Constituem razões para ocorrência das “falhas de mercado”, isto é, condições em que ocorre uma alocação subótima de recursos na economia, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • O excedente do consumidor mede o benefício total para todos os consumidores.

    O excedente do produtor mede o lucro total dos produtores mais as rendas referentes aos insumos de produção.

    Em conjunto, os excedentes do produtor e do consumidor medem o bem-estar decorrente de um mercado competitivo.

  • Aqui o gabarito salta aos olhos, né?!

    Mesmo que não estivéssemos muito seguros sobre o conteúdo das falhas de mercado, poderíamos “matar” a questão simplesmente tendo em mente que a maximização conjunta dos excedentes do consumidor e do produtor é o “melhor dos mundos”.

    É justamente o que se tem numa situação de competição perfeita e sem a presença de falhas de mercado: a eficiência do mercado é máxima quando há maximização conjunta do benefício de quem produz e de quem consome.

    Resposta: E

  • A) competição imperfeita. Gêneros das espécies: monopólio, oligopólio, etc. Nessas estruturas, pode-se influenciar o preço e levá-lo para fora do ótimo.

    B) informação imperfeita. Se não se conhece o que se vende ou o que se compra, o preço não é levado à eficiência.

    C) externalidades. Caso clássico da negativa: poluição. O mercado livre sozinho não pode acabar com esse problema. É preciso uma intervenção no âmbito legal, como o direito ambiental.

    D) bens públicos. Por exemplo: uma praça possui característica forte de não-exclusão, ou seja, dificilmente exclui outro de seu uso. Se as praças são oferecidas pelo Estado é porque não há interesse pelo sistema de mercado por causa da falta de retorno (mais provavelmente), e a praça se tornaria péssima se fosse vendida (pelo retorno zero de $), e criaria uma externalidade negativa, digamos, sendo abandonada e esburacada (não raro o poder público também é bom nisso).

    E) maximização conjunta dos excedentes do consumidor e do produtor. Nesse caso, não há nem imposto (que servirá a bens públicos), nem nenhum fato que impossibilite a maximização de ambos os excedentes. É um mercado de concorrência perfeita.

    Avisem-me qualquer erro.

    "Se alguém quer vir após mim, renegue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz e siga-Me." São Lucas IX