Vamos às alternativas:
a) o projeto dará prejuízo, com o que não deve ser aprovado.
Item ERRADO. Só o fato de o valor presente líquido (VPL) ser positivo já indica que o projeto não dará prejuízo, motivo pelo qual deve ser aprovado.
b) o Beta do projeto não permite viabilizar o investimento.
Item ERRADO. O beta do projeto não é parâmetro para medir viabilidade do investimento, e sim a sensibilidade do ativo em relação às variações do retorno do mercado, como vimos na aula de hoje.
c) o Beta do projeto é igual a 2.
Item CERTO. Sabemos que o beta é obtido a partir da equação do retorno do modelo CAPM:
R_e=R_f+β∙(R_m-R_f )
Isolando o beta, temos:
β=(R_e-R_f)/(R_m-R_f )
Onde R_e é o retorno esperado do ativo (no caso, o retorno exigido do projeto = 15%); R_m é Retorno esperado da carteira de mercado (11%) e R_f é a Taxa de retorno livre de risco (7%). Assim, temos:
β=(R_e-R_f)/(R_m-R_f )=(15%-7%)/(11%-7%)=(8%)/(4%)=2,0
d) o projeto deve ser rejeitado, já que o retorno esperado da carteira de mercado é inferior ao retorno exigido do projeto.
Item ERRADO. Só o fato de o valor presente líquido (VPL) ser positivo já indica que o projeto não dará prejuízo, motivo pelo qual deve ser aprovado. Além disso, o fato de o retorno esperado da carteira de mercado ser inferior ao retorno exigido do projeto indica que o beta é maior do que 1,0, ou seja, que o projeto experimenta retornos maiores que o mercado. Em contrapartida, caso haja queda no retorno do mercado, o projeto experimenta uma queda em seu retorno maior que a do mercado.
e) os dados não permitem concluir sobre a aprovação do projeto.
Item ERRADO. Mais uma vez, só o fato de o valor presente líquido (VPL) ser positivo já indica que o projeto não dará prejuízo, motivo pelo qual deve ser aprovado.
Gabarito: Letra C