SóProvas


ID
2697310
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

A manutenção de estoques implica riscos de investimento e de possibilidade de obsolescência em diversos pontos da cadeia de suprimentos.

Esses riscos são maiores para o

Alternativas
Comentários
  • Normalmente, as compras dentro da cadeia de suprimentos são feitas sob determinadas condições. Isso acontece desde o fabricante até o varejista que está em contato direto com o consumidor final. Uma dessas condições é justamente a eventual falta de venda do produto ficar ligada à devolução desse produto ao vendedor anterior. Nesse sentido, caso o produto fique "empancado", todos irão perder, mas o fabricando, justamente por o primeiro ponto de partida do produto, será o que mais perderá. Pensemos o seguinte: caso o produto fique empancado, o varejista devolverá o material para o atacadista assumindo assim apenas parte do prejuízo. O atacadista, por sua vez, devolve o material ao fabricando assumindo apenas parte do prejuízo. Já o fabricante não tem com quem dividir tal prejuízo, ficando, assim, com a maior parte do prejuízo total.

    Fala pessoal, no intuito de ajudar os colegas, eu criei um insta só com questões de Adm. Geral e Pública para compartilhar um pouco da minha experiência na área.

    @bizuadm

    Caso alguém ache será de alguma valia, será bem-vindo. Um grande abraço.

    (Caso discorde de algum comentário, discutiremos e aprenderemos juntos)

  • Letra C

     

    GESTÃO DE ESTOQUES

    Segundo Closs (2007, pg. 224) a manutenção de estoques implica em riscos de investimento e de possibilidade de obsolescência. A natureza e a extensão desse risco varia, dependendo da posição da empresa no canal de distribuição.


    4.1.1. Manufatura

    O fabricante mantém vários tipos de estoque, compreendendo: insumos e componentes, produtos inacabados e produtos acabados. Além desses estoques, muitas vezes as empresas mantêm estoques de produtos acabados próximos a atacadistas e varejistas.

    Sobre o estoque do fabricante, Bowersox e Closs (2001, p. 225) afirmam  que o seu estoque é “(...) relativamente de maior profundidade e de mais longa duração”. Sendo assim, se entende que o fabricante precisa administrar corretamente seus estoques, a fim de evitar investimentos desnecessários. Sem os estoques necessários de insumos, por exemplo, a produção pode parar.

     

    4.1.2. Atacado

    As empresas que atuam no atacado compram grandes quantidades dos fabricantes e vendem pequenas quantidades aos varejistas. A existência desse atravessador entre o fabricante e o varejista, justifica-se pelo fato dele ter a capacidade de prover seus clientes varejistas com grande variedade de mercadorias de diferentes fabricantes, em pequenas quantidades. Em se tratando de produtos sazonais, os atacadistas precisam formar um grande estoque para atender o volume da demanda.

    Sobre o estoque do atacadista, Bowersox e Closs (2001, p. 225) afirmam que “a exposição dos atacadistas ao risco é menor do que a dos fabricantes, mas é mais profunda e de mais longa duração do eu a dos varejistas”.

     

    Os atacadistas, portanto, precisam controlar seus estoques para manter estocado somente o que for necessário para cobrir a demanda num determinado momento.

     

    4.1.3. Varejo

    As empresas varejistas compram uma ampla variedade de produtos e assumem risco substancial no processo de comercialização. Sendo assim, para Bowersox e Closs (2001, p. 226) “(...) o gerenciamento de estoque é fundamentalmente uma questão de compra e venda”.

    Nesse sentido, entendemos que os varejistas devem comprar o que irá vender em determinado mom ento, dando ênfase à rotação ou giro do estoque e à lucratividade direta do produto. Os varejistas estão tentando reduzir seus riscos de estoque, pressionando os fabricantes a assumir níveis de responsabilidade cada vez maiores pelo estoque. Desta forma, ao levar o estoque para trás no canal de marketing, os varejistas aumentam suas exigências, para com fabricantes e atacadistas, por entregas menores e mais freqüentes de ca rgas compostas de diversos produtos.

     

    Fonte: https://www.passeidireto.com/arquivo/4457124/logistica-e-administracao-de-materiais/5

     

    Bons estudos  !!!

  • não sabia dessa de o varejista e o atacadista devolver o material...