-
Letra:D. Aletrnativa bem condizente com as novas tendências que lemos na literatura administrativa." capacidade de aprendizagem constante", "novas habilidades", "centrada no indivíduo".
Nessas palavras-chaves bem atuais, a banca entregou a questão muito fácil.
-
marcos silva,
Não sei se concordo ou discordo de você. Capacidade de aprendizagem constante e novas habilidades (OK).
Agora, esse termo "centrada no indivíduo" me deixou um pouco na dúvida, pois me pareceu que havia uma referência à classificação administrativa (ou sindicalista) da gestão de pessoas. Hoje, o foco está nas estratégias da Organização e a Gestão de Pessoas deve estar alinhada a essas estratégias.
Vejo algumas questões da CESGRANRIO que, muitas vezes, vão na contramão das demais bancas. Mas tudo bem, o ideal é sempre tirar o aprendizado de cada questão.
-
gabarito questionável, se falasse que "as abordagens contemporâneas das relações no trabalho" são caracterizadas dessa maneira, ok!
mas acho desvinculado da realidade falar que as relações contemporâneas no trabalho são assim (seria bem utópico inclusive)... dá pra matar a questão, mas esse equívoco conceitual dá margem pra interpretações alheias
-
Qual o erro da b?
-
O erro na B é sutil. Peguei da wikipedia:
Já o offshoring se dá quando uma empresa pega uma das suas instalações industriais em uma determinada localidade (de Cantão, na China, por exemplo),e a transfere para outra localidade, onde produzirá exatamente o mesmo produto, exatamente da mesma maneira, só que com mão-de-obra mais barata, uma carga tributária menor, energia subsidiada e menores gastos com os planos de saúde dos funcionários
—(Friedman, p. 135-136)[carece de fontes]
Ou seja, o offshoring é de uma matriz qualquer para um subdesenvolvido(ou menos desenvolvido), sempre para baratear. Não existe o inverso, pelo menos com esse nome. Quando a atividade vai de um país subdesenvolvido para um desenvolvido, por conta de ter maior qualificação em determinado lugar, o processo é outro.
-
Offshoring = Deslocalização industrial. Há uma tendência dos países desenvolvidos para os países em desenvolvimento (made in China, por exemplo).
-
Offshore = nos países desenvolvidos, todo mundo é pica grossa. Logo, muita gente que tem conhecimento avantajado não tem oportunidade por lá, então tem que ir pra países com menor tecnologia e desenvolvimento.
A questão inverteu o processo.
Veja só as multinacionais! São o exemplo perfeito de Offshore.
O meu destino é Woodstock, mas eu chego!!
-
pra mim isso ai tá sem gabarito. A D não cola não.