SóProvas


ID
2697514
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Um colaborador da empresa entrou na faculdade com uma média regular. Seu desempenho no primeiro semestre resultou em três reprovações e uma nota muito baixa. Naquela ocasião, ele trancou o curso por dois anos. Nesse período, conscientizou-se da importância do conhecimento e voltou à faculdade, apresentando desempenho excelente em todas as matérias.

Esse exemplo demonstra que

Alternativas
Comentários
  • P/ mim, essa resposta D tá furada porque desconsidera completamente as forças externas / fatores extrínsecos (fora da pessoa) que tbm geram motivação nas pessoas.

  • Questão polêmica que é mais fácil ser acertada pela lógica apresentada no enunciado do que pelas doutrinas acerca do assunto. Acredito que, de forma complicada, o enunciado quis fazer um paralelo com fatores motivações (intrísecos) de Herzberg. Esses, quando presente, levam à motivação. Normalmente, eles estão relacionados com as intenção do indivíduo, com a autorealização de cada um e com sua satisfação com as atribuições realizadas. De acordo com essa teoria, os fatores extrísecos, quando presente, não influenciam na motivação, mas apenas evitam que o funcionário se desmotive. 

     

    Fatores intrínsecos presente - aumentam a motivação;

    Fatores extrínsecos presente - evitam a desmotivação

  • Essa resposta está mais para autoajuda que qualquer coisa. 

     

    LETRA D

  • é cada questão louca q aparece

  • Gabarito: D.

    Apesar do floreamento no enunciado, algumas questões já cobraram uma linha de pensamento parecida. Questão que caiu no TST:

    Q264950 Sobre motivação, é correto afirmar que → motivação é algo intrínseco, embora alguns estudiosos acreditem ser discutível essa posição. (Segundo Herzberg, os fatores motivacionais são intrínsecos, pois decorrem da própria atividade do cargo; um exemplo seria a perspectiva de crescimento. Já os fatores higiênicos são extrínsecos, pois decorrem de fatores externos ao cargo, como salário e segurança.)

     

     

  • Porra véi , que brisa !!

  • A alternativa "D" foi o meio que o examinador encontrou de dizer, em linhas gerais, que uma pessoa não motiva a outra, corroborando a ideia de que motivação é um processo intrínseco ao indivíduo.

    Gabarito D

  • D) Parte da doutrina acredita que a motivação é um processo, essencialmente, intrínseco. Ex: Teoria da Autoeficácia de Bandura.

  • Não faz o menor sentido esse gabarito e a questão