SóProvas


ID
2697520
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Um funcionário quer comprar um carro de luxo, mas acredita que não poderá adquiri-lo por mais que se esforce no trabalho. Dessa forma, ele não mobilizará energia alguma para comprá-lo, porque não tem expectativa de que esse desejo se torne realidade. No entanto, se o funcionário desejasse um carro popular e pensasse que, caso se empenhasse bastante conseguiria comprá-lo, ele colocaria toda a sua energia nessa empreitada.

Essa situação permite constatar que

Alternativas
Comentários
  • GAB. D

     

    A questão aborda a doutrina de Victor Vroom, denominada TEORIA DA EXPECTATIVA OU EXPECTÂNCIA, mais especificadamente o fator VALÊNCIA.

     

    A teoria da expectativa sustenta que a força da tendência para agir de determinada maneira depende da força da expectativa de que essa ação trará certo resultado e da atração que esse resultado exerce sobre o indivíduo.

     

    FATORES ==>  (VEI)    

     

    1.  VALENCIA (valor) =>o valor que cada indivíduo atribui ao resultado advindo de cada alternativa, o que se refere ao poder de motivar e varia de individuo para individuo.

     

    Ex.: para um indivíduo que valoriza o dinheiro e a realização, a transferência para um cargo com salário mais alto e em outra cidade pode ter uma valência alta, enquanto que para um indivíduo que prioriza seu círculo de relacionamento na cidade atual, esse benefício terá sua valência reduzida.

     

    VALÊNCIA => valor atribuído ao resultado (recompensa), sendo, assim, uma medida de atração que um resultado exerce sobre o indivíduo. (FCC)

     

     

    2. EXPECTATIVA => os indivíduos esperam certas consequências ou resultados de seus comportamentos, afetando decisões sobre como se comportam.

    São convicções relativas ao vínculo entre fazer um esforço e realmente desempenhar bem

    De acordo com Vroom, ''sempre que um indivíduo escolhe entre alternativas que envolvem resultados incertos, torna-se claro que seu comportamento é afetado não só por suas preferência entre esses resultado, mas também pelo grau em que ele acredita que eles são prováveis.

     

     

    3. INSTRUMENTALIDADE => a percepção de que a obtenção de cada resultado está ligada a uma compensação. Fazendo uma escolha, os indivíduos tendem a escolher o nível de desempenho que pareça ter a máxima probabilidade de obter resultado satisfatório.

    A convicção de uma pessoa acerca da relação entre executar uma ação e experimentar um resultado é denominada instumentalidade ou expectativa desempenho-resultado.

     

    Fonte: Chiavenato e Ribas

    Bons estudos!

  • Gabarito Letra D

     

                                                                        Teoria da Expectativa/expectância(vroon).

     

    Esta teoria, desenvolvida pelo psicólogo Victor Vroom, o comportamento humano é sempre orientado para resultados, ou seja, as pessoas fazem coisas esperando sempre outras em troca.

     

    *Os três principais fatores nesta teoria são: valência, instrumentalidade e expectativa.

    I) Valência: É o valor atribuído ao resultado (recompensa). É uma medida de atração que um resultado (recompensa) exerce sobre um indivíduo.[GABARITO]

    II) Instrumentalidade:Relação desempenho-resultado (recompensa). É o grau em que o indivíduo acredita que determinado nível de desempenho levará ao resultado desejado.

    III) Expectativa: Relação esforço-desempenho. É a probabilidade, percebida pelo indivíduo, de que certa quantidade de esforço levará ao desempenho.

  • Só um pequeno complemento aos excelentes comentários dos colegas. Essa teoria é do tipo de processo, que cuida do "como" motivar alguém. De um modo geral, as teorias de motivação são classificadas em dois tipos: de conteúdo e de processo.

     

    Teorias de Conteúdo:

    - Dois fatores de Herzberg;

    - Teoria da hierarquia de Maslow;

    - Teoria ERC de Aldefer;

    - Teoria X e Y de McGregor;

    - Teoria das necessidades adquiridas de McClelland

     

    Teorias de Processo:

    - Teoria do Reforço de Skinner (Alguns autores a deixam fora dessas classificações);

    - Teoria da Expectância de Vroom;

    - Teoria da Equidade;

    - Teoria da Autoeficácia (Estabelecimento de objetivos);

    - Teoria da Avaliação cognitiva

  • Achei disconexa a resposta em relação ao enunciado.

    A interpretação que fiz da questão é que ela trata mais da expectativa (atingir ou não o resultado esperado) do que valência (valor que o indivídio dá à retribuição).
    A questão não comenta qual dos dois o funcionário prefere, mas o senso comum é que a valência do carro de luxo é maior que a do carro popular. No entanto, isso não foi o potente motivador da questão, e sim a expectativa de alcançar o objetivo. Assim, o nível de valência só teria relevância quando a expectativa de atingimento do objetivo fosse alta.

    A valência seria a motivação se a questão tratasse algo como a quantidade de apostas na Megasena conforme se aumenta o prêmio. Perceba que a expectativa não se altera nesse caso (mesma chance de acertar os 6 números que em qualquer outro sorteio), só a retribuição.

    Ou estou errado?

  • Gabarito D

    Teoria da Expectância de Vroom

    De acordo com Macedo et al11, esta teoria sugere três expedientes para gerar motivação, os quais podem servir de base para a atuação do líder:


    - Criar um ambiente propício ao bom desempenho, oferecendo treinamento, apoio e estímulo, de modo a aumentar a
    expectativa;


    - Garantir que o bom desempenho seja recompensado com elogios, avaliações positivas, aumentos de salário ou de cotas
    de participação nos resultados;


    -Identificar as recompensas com maiores valências

  • A Teoria da Expectância diz que a motivação é um produto das expectativas das pessoas em relação a suas habilidades de atingir os resultados e o valor que elas dão às recompensas.

     

    No modelo contingencial de Vroom, a motivação é função de três fatores determinantes: as expectativas, as recompensas e a relação entre as expectativas e as recompensas.

     

    Fonte: Administração Geral para Concursos - p. 152 

  • LETRA D

     

    TEORIA DA EXPECTATIVA = VROOM (EXEMPLIFICADA)

    ------

    VALENCIA = valor atribuído ao PASSAR NO CONCURSO (recompensa)

     

    INSTRUMENTALIDADE =  É o grau em que o indivíduo acredita que determinado nível de ESTUDO (desempenho) levará à APROVAÇÃO (resultado desejado)

     

    EXPECTATIVA = É a probabilidade, percebida pelo indivíduo, de que certa quantidade de HORAS/CICLOS ESTUDADOS (esforço) levará à MANTER O NÍVEL DE ESTUDO (desempenho), o que uma hora levará ao RESULTADO (APROVAÇÃO ==> NOMEAÇÃO).

     

    Felipe Diener /Isaac C. = OTIMA CONCEITUAÇÃO.

  • Completamente de acordo com o amigo RKL. Sempre aparecem especialistas justificando estas questões disconexas e medíocres, mas a verdade é que o enunciado não tem nada a ver com a resposta.