SóProvas


ID
2697559
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

O controle contábil da execução orçamentária dos órgãos da administração pública direta é feito pelo regime de caixa para

Alternativas
Comentários
  • ENFOQUE ORÇAMENTARIO 

    REGIME DE CAIXA: RECEITAS

    REGIME DE COMPETÊNCIA: DESPESAS

    LETRA => E

  • ENFOQUE ORÇAMENTÁRIO 

    REGIME DE CAIXA: RECEITAS

    REGIME DE COMPETÊNCIA: DESPESAS

    ENFOQUE PATRIMONIAL 

    REGIME DE COMPETÊNCIA: RECEITAS e DESPESAS

  • GAB E REGIME DE CAIXA = FINANCEIRO, considera-se o registro dos documentos na data que foram pagos ou recebidos, como se fosse uma conta bancária. REGIME DE COMPETÊNCIA = PRINCÍPIO CONTÁBIL > deve ser, na prática, estendido a qq alteração patrimonial, independente de sua natureza e origem. https://googleweblight.com/i?u=https://blog.cefis.com.br/regime-de-competencia-regime-de-caixa/&hl=pt-BR
  • O controle contábil da execução orçamentária dos órgãos da administração pública direta é feito pelo regime de caixa para: Todas as receitas (LETRA E).

    Comentário: vide comentários dos colegas. Errei essa questão também, mas entendi que ele está falando apenas da execução orçamentária (Regime de caixa para todas as receitas, pois a despesa é feito pelo regime de competência).

  • Falou em orçamento é caixa para despesas e competência para despesas.

  • A questão trata de EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA, conforme Lei n.º 4.320/64 e o Manual de Contabilidade Aplicado ao Setor Público (MCASP).

    Segundo o art. 35 da Lei n.º 4.320/1964:

    “Pertencem ao exercício financeiro:

    I - as receitas nele arrecadadas;

    II - as despesas nele legalmente empenhadas".


    De acordo com o item 3.3, pág. 50 do MCASP:

    3.3. REGISTRO DA RECEITA ORÇAMENTÁRIA

    O registro da receita orçamentária ocorre no momento da arrecadação, conforme art. 35 da Lei n.º 4.320/1964 e decorre do enfoque orçamentário dessa Lei, tendo por objetivo evitar que a execução das despesas orçamentárias ultrapasse a arrecadação efetiva".


    De acordo com o item 4.5, pág. 100 do MCASP:

    4.5. PROCEDIMENTOS CONTÁBEIS REFERENTES À DESPESA ORÇAMENTÁRIA


    A Lei n.º 4.320/1964 estabelece a vinculação da despesa orçamentária a determinado exercício financeiro:

    Art. 35. Pertencem ao exercício financeiro: [...]

    II – as despesas nele legalmente empenhadas.


    Observa-se que o ato da emissão do empenho, na ótica orçamentária, constitui a despesa orçamentária e o passivo financeiro para fins de cálculo do superávit financeiro".


    De acordo com a doutrina, a Lei n.º 4.320/64 estabeleceu o regime orçamentário para as receitas e despesas, sendo que as receitas são reconhecidas no momento da arrecadação (ingresso de recursos) e as despesas são reconhecidas no momento do empenho (comprometimento do crédito orçamentário). Então, regime de caixa para as receitas e regime de competência para as despesas, sob a ótica da Lei n.º 4.320/64.


    O comando da questão menciona “controle contábil da execução orçamentária". Nessa situação, “execução orçamentária", está se referindo às receitas e despesas orçamentárias. A questão pede controle pelo regime de caixa. Então, de acordo com o art. 35, I, Lei n.º 4.320/64, o reconhecimento da receita orçamentária é realizada pelo regime de caixa. A banca dá como gabarito “todas as receitas", incluindo as receitas orçamentárias e extraorçamentárias.


    De acordo com o MCASP, as receitas extraorçamentárias são recursos financeiros de caráter temporário, do qual o Estado é mero agente depositário. Sua devolução não se sujeita à autorização legislativa, portanto, não integram a Lei Orçamentária Anual (LOA). Por serem constituídos por ativos e passivos exigíveis, os ingressos extraorçamentários, em geral, não têm reflexos no Patrimônio Líquido da Entidade. Como NÃO integram a LOA, NÃO integram o orçamento, NÃO participando da execução orçamentária. Então, o gabarito mais adequado para a questão é a alternativa C, cabendo assim alteração do gabarito. Porém, a banca deu como gabarito definitivo a alternativa E.



    Gabarito da Banca: Letra E.


    Gabarito do Professor: Letra C.